Leia MaisMorre Dom Fernando Legal, bispo emérito de São Miguel Paulista (SP)A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou um documento na última segunda-feira (21), em que manifesta tristeza pelo assassinato da ialorixá Bernadete Pacífico, líder religiosa na Bahia.
A nota foi assinada pela Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso e demonstra indignação pela morte da líder do Quilombo de Pitanga dos Palmares.
Mãe Bernadete, como era conhecida, foi assassinada no último dia 17 de agosto na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador (BA).
Dom Teodoro Mendes Tavares, presidente da Comissão e bispo de Ponte de Pedras (PA), enviou solidariedade aos familiares da líder religiosa e reforçou que as religiões possuem uma importante contribuição na edificação de um mundo de fraternidade, tolerância, respeito e paz.
“Juntos clamamos aos céus para que cesse toda e qualquer forma de violência que fere a dignidade da pessoa humana e dos povos e que triunfe a paz e a harmonia entre todos”, destaca a nota.
Além da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, a Pastoral Afro-Brasileira da CNBB também divulgou uma nota pelo assassinato da ialorixá Bernadete.
Entre outras coisas, a nota destaca falas do Papa Francisco e também o Documento de Aparecida, que recorda que “a história dos afrodescendentes tem sido atravessada por uma exclusão social, econômica política e, sobretudo racial, onde a identidade étnica é fator de subordinação social”.
.:: Veja o documento da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso na íntegra!
Fonte: CNBB
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.