| Essa é mais uma leitura indicada pelo A12 em parceria com a Editora Ideias e Letras. No mês maio, destacamos temas de maternidade e paternidade e a obra de hoje é "A arte de falar da morte para crianças". |
Entendendo as dificuldades encontradas por estas pessoas em lidar com situações que envolvem o término e a morte, Lucélia Elizabeth Paiva, psicóloga clínica, hospitalar e doutora em psicologia educacional, percebeu que não se trata apenas de uma lacuna na formação desses profissionais, mas também na formação do indivíduo desde a sua infância.

Neste sentido, Lucélia escreveu o livro A arte de falar da morte para crianças, que promove uma reflexão sobre educação e educadores frente ao tema. A autora mostra, como um diferencial na busca por essa “arte”, que a literatura infantil pode ser um recurso mediador na comunicação com a criança.
Além de abordar a temática na área educacional e destacar livros infantis, você encontra muitas instruções para lidar com a temática. Dentre dicas destacadas na obra estão, por exemplo, 4 pontos importantes para ajudar a criança no processo de luto:
💬👨👩👧Promover comunicação aberta e segura dentro da família, informando a criança sobre o que aconteceu.
🕰️🖤Garantir que terá o tempo necessário para elaborar o luto.
👂❤️Disponibilizar um ouvinte compreensivo toda vez que sentir saudade, tristeza, culpa e raiva.
🤗👨👩👧 Assegurar que continuará tendo proteção.
Lucélia, escolheu o desafio de bater à porta das escolas para propor a discussão do tema da morte com o intuito, a partir do seu livro, de ser um apoio para profissionais e pais na construção de um olhar mais cuidadoso e humano na educação das nossas crianças.
Leia também:
::. Os impactos da psicologia na gravidez
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.