Uma romaria de 15 mulheres mineiras chegou ao Santuário Nacional neste mês de junho e concluiu uma peregrinação de seis dias. Partindo da cidade de Estiva, município de Minas Gerais, com dois apoios, o grupo concluiu a caminhada de fé e superação aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O A12 conversou com Adriana de Carvalho Pereira, de Pouso Alegre (MG), para entender o que motivou estas mulheres a se reunirem e conhecer, claro, relatos que se tornaram inesquecíveis.
Segundo Adriana, o grupo Peregrinas de Nossa Senhora Aparecida iniciou com três amigas que fizeram o Caminho da Fé em 2025, só com mochila e sem apoio.
“Todas já faziam a romaria com outros grupos, mas, após realizarem juntas, decidiram fazer um grupo somente para mulheres, para sempre levar mais mulheres que nunca tiveram a oportunidade de ir”, afirmou.
Por meio da iniciativa destas mulheres e o convite de uma amiga, Adriana pôde viver a sua primeira peregrinação. Ela contou que já tinha o desejo de viver a experiência depois que seu marido e seu filho participaram de uma romaria no ano anterior. “Recebi o convite de uma amiga e, quando soube que seria uma romaria só de mulheres e com o apoio do Sr. Gervásio, fiquei muito animada”, disse.
O grupo contou com a ajuda do Sr. Gervásio, que, segundo Adriana, é um grande devoto da Mãe Aparecida. Na cidade de Pouso Alegre, o romeiro é conhecido por levar peregrinos para o Caminho da Fé.
“Senti muito a presença de Deus”
Dos frutos das romarias a pé está a experiência com Deus por meio de Maria. Isso é fato, e não foi diferente com Adriana. Ela disse que tudo o que encontrou pelo caminho a tocou profundamente. Contudo, alguns momentos marcaram de forma especial.
A mineira partilhou que a visita a duas capelas, na cidade de Estiva, foi especial: a de São Bento e a de Santa Ágata. Na última, ela relatou que encontrou mães e pais rezando o terço dos filhos e, como mãe, o momento tornou-se inesquecível.
“Eu não conhecia e me emocionei muito ao ouvir a frase: 'Quero, de joelhos, ver meus filhos de pé! Deus me sustenta e aumenta a minha fé!'."
Após concluir a peregrinação e passar pela imagem de Nossa Senhora, Adriana recebeu uma rosa branca. Ela, entre outros devotos que visitam a Casa da Mãe, foi agraciada com esse gesto delicado que acontece uma vez a cada mês no Santuário. É uma ação do Portal A12, que virou tradição.
“Naquele momento, senti ainda mais a presença de Deus. Foi como uma confirmação de que Ele esteve comigo durante todo o caminho e continuará sempre ao meu lado”, expressou.
Destacamos aqui o relato da Adriana, mas todas as outras mulheres do grupo puderam vivenciar a romaria de forma única. Que essa linda história possa inspirar mais pessoas, especialmente mulheres, a dar estes passos na fé.
::. Saiba mais sobre a entrega das rosas
CNBB convida fiéis para a Semana Nacional da Família
A Semana Nacional da Família está prestes a começar. Conheça a proposta da Igreja para este ano e descubra o que foi preparado para os fiéis.
Festa de Santa Dulce dos Pobres convida a redescobrir os sacramentos
Missas, trezena, procissões e atividades religiosas inspiram os fiéis a conhecer e viver o legado de amor deixado por Santa Dulce dos Pobres.
O que o Papa Leão XIV fez nas férias de julho?
Viagens de surpresa a locais sagrados marcaram o período de descanso do Pontífice que por várias vezes em suas falas valorizou o descanso
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.