Notícias

Conheça o novo primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Dom João Justino tem uma vasta formação intelectual e origem pastoral; é o atual presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB, cargo que ocupa desde 2015

Escrito por Guilherme Gomes

24 ABR 2023 - 11H32 (Atualizada em 25 ABR 2023 - 10H34)

Divulgação/ CNBB

Leia MaisSaiba quem são os 15 Bispos Redentoristas do Brasil Dom Leomar: "Ser católico é aceitar formas diferentes de pensar"Dom João Justino é o novo primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Arcebispo de Goiânia (GO), Dom João foi eleito no início da manhã desta terça-feira (25), no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), durante a 60ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro.

A cerimônia de posse acontece na manhã da próxima sexta-feira (28). Dom João assume o cargo até então ocupado por Dom Jaime Spengler, agora eleito presidente, pelos próximos quatro anos.

O arcebispo de Goiânia foi presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB no último quadriênio, entre 2019 e 2023. A Comissão tem como atribuição promover a ação evangelizadora da Igreja no mundo da cultura e da educação, dos Bens Culturais e seu acompanhamento pastoral.

Assim que foi eleito, em segundo escrutínio, Dom João se dirigiu para fora do plenário para fazer o seu primeiro pronunciamento.

Certamente em meu coração a gratidão pela confiança dos bispos e também a consciência de que é uma missão, um serviço, uma diaconia que assumo junto com Dom Jaime, que foi eleito presidente”, falou o arcebispo.

E se colocou à disposição da igreja no Brasil:

Coloco-me a inteira disposição de continuar servindo a igreja no Brasil confiando, sobretudo, na bondade de Deus”, finalizou Dom João Justino.

Dom João Justino de Medeiros Silva

Filho do casal Justino Emílio de Medeiros Silva e Maria de Lourdes Medeiros Silva, Dom João Justino de Medeiros Silva nasceu no dia 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992. O Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011. Dom João Justino recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG).

Dom João Justino é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Foi perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

Divulgação/ Arquidiocese de Goiânia
Divulgação/ Arquidiocese de Goiânia


Em 2015,
foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Episcopal Pastoral, reeleito para as mesmas funções em 2019. Foi secretário das Edições CNBB de 2015 a 2019. Também foi presidente da Comissão Episcopal para a Educação, do Regional Leste 2 da CNBB (Minas e Espírito Santo) de 2015 a 2019. Dom João Justino foi nomeado, em março de 2016, membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Divulgação/ Arquidiocese de Goiânia
Divulgação/ Arquidiocese de Goiânia


Em 22 de fevereiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou arcebispo coadjutor de Montes Claros, missão que assumiu no dia 13 de maio de 2017. Tornou-se arcebispo metropolitano de Montes Claros em 21 de novembro de 2018. Em 2019, foi indicado pelo Conselho Permanente como membro titular do Conselho para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e, também, membro titular do Conselho Econômico da CNBB.
Em 9 de dezembro de 2021, recebeu nova missão, sendo transferido pelo Papa Francisco para a Arquidiocese de Goiânia.

.:: Confira o primeiro pronunciamento de Dom João Justino na íntegra:

Dados históricos

      • Data de Nascimento: 22/12/1966 – em Juiz de Fora -MG
      • Ordenação Presbiteral: 13/12/1992 – em Juiz de Fora -MG
      • Ordenação Episcopal: 11/02/2012 – em Juiz de Fora - MG
      • Nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte pelo Papa Bento XVI: 21/12/2011
      • Nomeado arcebispo coadjutor de Montes Claros pelo Papa Francisco: 22/02/2017
      • Apresentação de Início do Ministério Episcopal em Montes Claros: 13/05/2017
      • Data da Nomeação para Arquidiocese de Goiânia: 09/12/2021

      • Eleito primeiro vice-presidente da CNBB: 25/04/2023

.:: Confira todas as notícias da 60ª Assembleia Geral da CNBB!

Fonte: Arquidiocese de Goiânia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...