O Santuário Nacional de Aparecida recebe entre os dias 10 e 19 de abril, a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A temática principal da edição está voltada às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, com o incentivo a todos para trabalhar especialmente uma nova iniciação, uma escuta fiel à Palavra de de Deus, em uma sociedade plural. Os quatro temas prioritários a serem debatidos são: Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025, Juventude e o Relatório da Presidência.
Ao todo, a 61ª Assembleia Geral conta com 27 sessões, ao longo das duas semanas. Da Congregação do Santíssimo Redentor, participam bispos ativos e eméritos. A Congregação ainda conta com dois bispos eméritos, mas que não estão presentes em Aparecida (SP): Dom Fernando José Monteiro, C.Ss.R. e Dom José Carlos de Oliveira, C.Ss.R.
Conheça o perfil de cada um dos bispos Redentoristas:
Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R. - Arcebispo metropolitano de Diamantina (MG)
Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R. nasceu no dia 1º de maio de 1959, em Jacutinga (MG). Entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP), em 1974, onde cursou o Ensino Médio.
No ano de 1982 fez a sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor.
Fez Teologia no Instituto de Estudos Superiores de São Paulo, na capital paulista, e Mestrado em Teologia Dogmática, no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma.
Ordenado sacerdote em 1986, exerceu inúmeros serviços na Província Redentorista de São Paulo, em cidades como Campinas (SP) e Aparecida. Na Capital Mariana da Fé, foi nomeado, em 2008, Reitor do Santuário Nacional de Aparecida.
A Ordenação Episcopal de Dom Darci aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2013, no Santuário Nacional de Aparecida, pelas mãos de Dom Raymundo Damasceno Assis.
Em 9 de março de 2016 foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo metropolitano de Diamantina (MG).
Dom Francisco de Assis Gabriel Santos, C.Ss.R. - Bispo da Diocese de Campo Maior (PI)
Nascido em 5 de fevereiro de 1968, em Esperança (PB), Dom Francisco de Assis Gabriel Santos, C.Ss.R, foi ordenado como sacerdote na mesma cidade, no dia 22 de julho de 2000. O redentorista concluiu licenciatura em Filosofia, em 1994, pelo Instituto Teológico e Pastoral e bacharelado em Teologia, em 1999, pelo Instituto Teológico de São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma.
Dom Francisco também se formou em Jornalismo, em 2010, pela Universidade Católica de Pernambuco. O religioso produziu programas de rádio, entre eles, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE) e a publicação "Dom Helder Abrindo Caminhos".
Sua Ordenação Episcopal aconteceu em 26 de agosto de 2017, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE), por Dom Frei Antônio Muniz Fernandes.
Dom Geraldo de Paula Souza, C.Ss.R. - Bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ)
Natural de Assaí (PR), Dom Geraldo de Paula Souza, C.Ss.R. nasceu em 1º de novembro de 1961. Mudou-se com a família para Aparecida (SP), quando tinha apenas um ano de idade.
Ingressou em 1981 no Propedêutico no Seminário Santa Teresinha, em Tietê (SP), aos 19 anos. Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e em 1985 iniciou o Noviciado. No ano seguinte, fez seus primeiros votos na Congregação Redentorista, pela qual também fez a Profissão Perpétua, em 1989.
Estudou ainda Teologia, no Instituto São Paulo de Estudos Superiores, e Psicologia pela Universidade São Marcos.
Na Província de São Paulo, Dom Geraldo dedicou-se ao trabalho em diferentes frentes, como formação, vocação e equipe missionária.
A Ordenação Episcopal do Bispo auxiliar de Niterói (RJ) aconteceu no dia 20 de dezembro de 2022, no Santuário Nacional de Aparecida. Ele foi ordenado por Dom José Francisco Rezende Reis.
Dom Geraldo Freire Soares, C.Ss.R. - Bispo da Diocese de Iguatu (CE)
Dom Geraldo Freire Soares, C.Ss.R. nasceu em 6 de janeiro de 1967 em Sertânia (PE).
Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia em Recife, Pernambuco, e Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores. Fez sua profissão religiosa em 11 de fevereiro de 1996 na Congregação do Santíssimo Redentor e foi ordenado sacerdote em 1º de julho de 2000.
Dentro da Vice-Província Redentorista de Recife, foi formador em Campina Grande, na Paraíba, e Arapiraca, em Alagoas, e ecônomo e superior por três mandatos. Além disso, foi vigário paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campina Grande e pároco do Sagrado Coração de Jesus em Natal, no Rio Grande do Norte, naquela Arquidiocese Metropolitana, onde também foi vigário episcopal dos Religiosos.
Até sua ordenação como bispo, era vice-pároco e formador em Arapiraca, na Diocese de Penedo, no Estado de Alagoas.
Foi ordenado Bispo em Sertânia, por Dom Bernardino Marchió. A solene Celebração Eucarística de ordenação contou como Bispo Ordenante Principal, Dom Bernardino Marchió.
Dom João Batista Alves do Nascimento, C.Ss.R. - Bispo de Barra (BA)
Dom João Batista Alves do Nascimento, C.Ss.R, nasceu em 2 de março de 1972, em Jordânia, Minas Gerais. Entrou no Seminário Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa (BA) no ano de 1994.
Fez seus estudos filosóficos na Universidade Católica do Salvador, em Salvador (BA), nos anos de 1995 a 1996. Entre 1998 e 2001 concluiu o curso de Teologia na Universidade Católica do Salvador, na capital baiana.
Foi ordenado padre em 16 de dezembro de 2001, na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA). Entre as funções que exerceu em seu ministério presbiteral estão a de superior vice-provincial da Bahia, de 2011 a 2014; formador de seminaristas de Filosofia em Pituaçu, em Salvador (BA), de 2015 a 2018; reitor para o Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, entre 2019 e 2023, além de ter sido membro do Conselho dos Missionários Redentorista da Bahia e do Conselho Presbiteral da diocese de Bom Jesus da Lapa.
Em 31 de maio de 2023, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Barra (BA). Sua Ordenação Episcopal aconteceu no dia 23 de setembro do mesmo ano, no Santuário de Bom Jesus da Lapa, tendo como Bispo Ordenante Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R, Arcebispo metropolitano de Diamantina (MG).
Dom José Luiz Ferreira Salles, C.Ss.R. - Bispo de Pesqueira (PE)
Dom José Luiz Ferreira Salles, C.Ss.R. nasceu em 23 de janeiro de 1957, na cidade de Itirapina (SP).
Em 1970 entrou para a Congregação do Santíssimo Redentor. Fez sua profissão religiosa em 31 de janeiro de 1982 e foi ordenado sacerdote no dia 14 de dezembro de 1985.
Foi ordenado Bispo em 17 de março de 2006, titular de Tipasa na Numídia. A Ordenação Episcopal contou com Dom José Antônio Aparecida Tosi Marques como Bispo Ordenante.
No dia 15 de fevereiro de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo diocesano de Pesqueira. Vindo a tomar posse da Sé Pesqueirense em 14 de abril de 2012.
Em 1 de outubro de 2021, em sua segunda carta pastoral, Dom Luiz reconheceu a grande probabilidade do caráter sobrenatural da experiência vivida por Maria da Conceição Silva (1920-1999) e por Maria da Luz Teixeira de Carvalho (1922-2013), que afirmavam ter tido visões da Virgem Maria na Vila de Cimbres entre 1936 e 1937, afirmando que as mensagens comunicadas durante as alocuções com as videntes estão em consonância com a fé cristã e a doutrina católica.
Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. - Arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG)
Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. é natural de Juiz de Fora (MG), nascido em 19 de outubro de 1953. Membro da Congregação do Santíssimo Redentor, recebeu a ordenação sacerdotal em 14 de março de 1981.
O arcebispo de Pouso Alegre (MG) é formado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena (SP) e Teologia pelo ITESP, em São Paulo (SP), com licenciatura em Estudos Sociais. Possui especialização em Teologia Litúrgica e em Espiritualidade Redentorista pela Academia Alfonsiana de Roma (Itália).
Como padre, dedicou grande parte de seu ministério ao magistério. Foi professor no Seminário Redentorista de Aparecida e no Centro de Evangelização Missionária, em São Paulo. Foi também superior e diretor dos Seminários Redentoristas em Sacramento (MG) e em Aparecida. Foi prefeito do Santuário Nacional de Aparecida, vigário paroquial em Sacramento e na Basílica de Aparecida.
Em 2007, tornou-se secretário executivo local para a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho (CELAM), em Aparecida. Em seguida, foi escolhido como subsecretário adjunto geral da CNBB, em Brasília.
Foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, em 16 de dezembro de 2009, sendo ordenado no dia 27 de fevereiro de 2010, no Santuário Nacional de Aparecida, por Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Dom Marcos Marian Piatek, C.Ss.R. - Bispo de Coari (AM)
Nascido em 10 de outubro de 1954, em Tuchów, na Polônia, Dom Marek Marian Piatek é um bispo redentorista radicado no Brasil.
Realizou os estudos filosófico-teológicos no Instituto Teológico dos Redentoristas da Província de Varsóvia, na cidade de Tuchów. Depois da ordenação sacerdotal, queria trabalhar como missionário redentorista no Brasil e, em 1986, chegou a Bahia para fazer parte da Missão Redentorista da Bahia, morando em Salvador. Durante a sua permanência em Salvador, por 25 anos, se dedicou aos vários ministérios.
Fez o mestrado e o doutorado em Teologia Moral na Universidade Lateranense, em Roma, na Itália.
Sua Ordenação Episcopal aconteceu em 12 de agosto de 2011, em Salvador, pelas mãos de Dom Murilo Krieger.
Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R. - Bispo de Dourados (MS)
Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R. Bispo da Diocese de Dourados (MS), nasceu em 28 de julho de 1964, na cidade de Toledo (PR).
Na juventude, ingressou no Seminário de Santo Afonso, da Congregação do Santíssimo Redentor, em Aparecida (SP). Em maio de 1999 emitiu os votos solenes, sendo ordenado sacerdote em 21 de novembro do mesmo ano.
Em sua trajetória no sacerdócio, atuou na paróquia redentorista de Ponta Porã (MS) e pároco de Aquidauana, no mesmo Estado.
No ano de 2007, foi eleito vigário da província e, em 2014, assumiu como Provincial dos redentoristas de Campo Grande.
Dom Henrique foi ordenado e empossado no dia 30 de janeiro de 2016, por Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R, em celebração organizada pela Diocese de Dourados.
Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R. - Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA)
Nascido em 27 de outubro de 1970, na cidade de Araraí (ES), Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R. tornou-se religioso da Congregação Redentorista, na Província do Rio de Janeiro, em 1992.
Ordenou-se sacerdote em 1996. Na Congregação Redentorista, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, exerceu o ministério de Provincial da Congregação.
O Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral Ação Missionária do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 5 de junho de 2019, durante a Assembleia Anual do CONSER Leste 2, para o quadriênio 2019-2023.
A ordenação episcopal de Dom Vicente foi celebrada no dia 27 de maio de 2017, em Belo Horizonte, pelas mãos de Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, C.Ss.R. - Bispo de Borba (AM)
Dom Zenildo Luiz Pereira, C.Ss.R. nasceu em Linhares (ES), no dia 6 de junho de 1968. Aos cinco anos, transferiu-se com a família para Cacoal (RO).
Professou na Congregação do Santíssimo Redentor em 27 de dezembro de 1997.
Estudou no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP). Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano, em Manaus, de 1994 a 2000. Recebeu a ordenação sacerdotal em 11 de agosto de 2001. Fez pós-graduação em Gestão de Pessoas pelo Centro Literatus, em Manaus.
A Ordenação Episcopal de Dom Zenildo aconteceu no dia 2 de abril de 2016, em Manaus (AM), pelas mãos de Dom Luiz Soares Vieira.
Em 18 de novembro de 2022, o Papa Francisco elevou a prelazia à condição de Diocese, e Dom Zenildo tornou-se o primeiro bispo da Diocese de Borba.
Dom Fernando José Monteiro, C.Ss.R. - Arcebispo Emérito do Ordinariado Militar do Brasil
Nascido em Recife (PE) em 1946, Dom Fernando José Monteiro, C.Ss.R, é filho de Antônio Monteiro Guimarães e Judith Bacelar.
Em 1958, Dom Fernando ingressou no Seminário Menor dos Redentoristas em Garanhuns (PE). Entre 1962 e 1963 completou os estudos no Seminário Redentorista de Campina Grande (PB). Foi ordenado padre em 15 de agosto de 1971, em Floresta, Juiz de Fora (MG).
Durante o seu sacerdócio foi assessor do Cardeal Dom Eugênio Sales na Arquidiocese do Rio de Janeiro e viveu em Roma, onde desempenhou diversas funções na Santa Sé.
Em 12 de março de 2008, foi nomeado Bispo de Garanhuns (PE), pelo Papa Bento XVI. Sua Ordenação Episcopal aconteceu no dia 31 de março do mesmo ano, pelas mãos do Cardeal Cláudio Hummes. Foi nomeado, em 2010, membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.
No dia 6 de agosto de 2014, foi nomeado Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, pelo Papa Francisco. Permaneceu nesta função até março de 2022, quando teve sua renúncia aceita pelo Santo Padre, tornando-se Arcebispo Emérito do Ordinariado Militar.
Dom Gutemberg Freire Régis, C.Ss.R. - Bispo Emérito de Coari (AM)
Nascido em Anamã (AM), Dom Gutemberg Freire Régis, C.Ss.R, foi ordenado Presbítero em 22 de julho de 1966.
No dia 5 de maio de 1978 foi nomeado pelo Papa Paulo VI como Bispo Prelado da então Prelazia de Coari (AM). Sua Ordenação Episcopal aconteceu no dia 23 de julho do mesmo ano, tendo como ordenante Dom Aloísio Cardeal Lorsheider.
Tornou-se Bispo Emérito de Coari (AM) em 2007, quando foi sucedido por Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R.
Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R. – Bispo Emérito de Coari (AM)
O Bispo Emérito de Coari (AM), Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R. nasceu em Virgínia (MG), no dia 3 de setembro de 1953.
Estudou Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, em Lorena (SP), Teologia, no ITESP, em São Paulo (SP) e Espiritualidade em Roma.
Exerceu diversos serviços na Província Redentorista de São Paulo, em cidades como Campinas (SP), Tietê (SP) e Aparecida (SP).
Em 2005 foi nomeado prelado coadjutor de Coari (AM). Recebeu a ordenação episcopal das mãos de Dom Aloísio Lorscheider, no dia 25 de fevereiro de 2006, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
Dois anos depois, sucedeu a Dom Gutemberg Freire Régis, como bispo prelado de Coari. Nesta função, permaneceu até julho de 2009, quando renunciou e passou a ser Bispo Emérito.
Dom José Carlos de Oliveira, C.Ss.R. - Bispo Emérito de Rubiataba (GO)
Dom José Carlos de Oliveira, C.Ss.R, conhecido como Dom Carlinhos, nasceu em no dia 14 de março de 1931, em Aparecida (SP). Filho de Carlos de Souza Oliveira e de Judith Chagas de Oliveira, entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso em 1944.
Foi ordenado sacerdote no dia 27 de janeiro de 1957. Durante 14 anos trabalhou junto a Ação Pastoral, nas missões populares Redentoristas. Foi escolhido como Superior Provincial da Província de São Paulo em 1975 e permaneceu no cargo até 1979, quando foi ordenado Bispo de Rubiataba (GO). Sua Ordenação Episcopal aconteceu no dia 25 de novembro de 1979, pelas mãos do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carmelo Rocco.
Como bispo diocesano enfrentou vários desafios e ajudou a resolver muitos conflitos em favor dos menos favorecidos. Em 2008, ao completar 77 anos de idade, renunciou ao governo diocesano após 29 anos de trabalho pastoral à frente do povo de Deus na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.
.:: Confira todas as informações sobre a 61ª Assembleia Geral da CNBB ::.
Como São Geraldo Majella amava a Virgem Maria
Santo foi um irmão redentorista italiano muito devoto da Virgem Maria. Confira a reflexão!
Quem foi o primeiro Irmão Missionário Redentorista?
Conheça o primeiro Irmão da Congregação Redentorista, celebrado no dia 18 de setembro!
Conheça o Centro de Assistência Social Pedro Donders
Segundo vídeo da série produzida pelo Portal A12 apresenta os serviços oferecidos na unidade de Miracatu (SP)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.