Notícias

Conheça quem criou o tempo do Advento como vivemos hoje

Escrito por Redação A12

23 DEZ 2022 - 10H31 (Atualizada em 23 DEZ 2022 - 11H19)

Lisa Missenda / Shutterstock

Estamos nos últimos dias do Tempo do Advento, e neste tempo falamos muito de espiritualidade e preparamos matérias que ajudam você a viver esse período da melhor maneira e se preparar para viver o Natal.Leia MaisA mensagem de Guadalupe e o Advento4 dicas para você se aproximar de Jesus neste AdventoOração para preparar seu coração para o Tempo do Advento

Atualmente, a Igreja Católica Apostólica Romana vive o Advento nas quatro semanas que antecedem a celebração do Natal, mas originalmente a celebração era semelhante à Quaresma.

Do século V em diante, o período era vivenciado em 40 dias penitenciais que começavam na festa de São Martinho de Tours, em 11 e 12 de novembro. O tempo era conhecido como “Jejum de São Martinho” ou “Quaresma de São Martinho”.

No século VI, o Papa Gregório Magno reduziu o tempo do Advento para apenas quatro semanas que antecedem o Natal. Também existem também registros que indicam que ele pode ter incluído cinco domingos nesta contagem.

“A forma litúrgica do Advento, como existe agora na Igreja Romana, passou por algumas modificações. São Gregório parece ter sido o primeiro a elaborar o Ofício para este tempo, que originalmente incluía cinco domingos, como é evidente nos sacramentos mais antigos deste grande Papa. Parece até provável (…) que São Gregório tenha originado o preceito eclesiástico do Advento, embora o costume de dedicar um período mais longo ou mais curto à preparação para o Natal tenha sido observado desde tempos imemoriais”, explica dom Prosper Gueranger.

A New Catholic Encyclopedia afirma que “São Gregório encurtou a temporada de seis semanas para quatro”.

De acordo com esses e outros relatos, São Gregório foi o responsável pelo formato atual do Advento, de quatro semanas. Por este motivo, alguns historiadores chamam o período de “Advento de Gregório”.

Advento

O Tempo do Advento tem inicio no primeiro domingo depois da celebração de Cristo Rei do Universo.

São quatro semanas dividas em dois momentos de reflexão, nas duas primeiras semanas somos convidados a refletir sobre a segunda vinda de Cristo e nas duas últimas somos convidados a meditar sobre a preparação para o Natal.

Fonte: Aleteia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...