Notícias

Cristo Redentor apaga as luzes em solidariedade a Vinicius Junior

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor divulgou uma nota em que repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro

Escrito por Guilherme Gomes

23 MAI 2023 - 16H14 (Atualizada em 23 MAI 2023 - 16H40)

Reprodução/ Santuário Cristo Redentor

Leia MaisRomaria das Comunidades Negras no Santuário rechaça o racismo dos dias atuais

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, teve sua iluminação desligada às 18h da última segunda-feira (22), em ato de solidariedade ao jogador brasileiro Vinicius Junior, vítima de racismo na Espanha.

A ação foi realizada pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que divulgou uma nota em que repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador.

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior nesse domingo, 21 de maio, durante jogo entre Real Madrid e Valencia. Por isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor está com a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro”, informou o perfil do Santuário no Instagram.

O jogador, através de suas redes sociais, agradeceu o apoio.

Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Twitter
O jogador se pronunciou através da sua conta oficial no Twitter



Com a imagem do Cristo Redentor apagado, o jogador reiterou a gratidão pelas inúmeras manifestações de solidariedade que recebeu e deixou nova
mensagem de força na luta contra o preconceito.

Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta. Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo afora. Sei exatamente quem é quem. Contem comigo porque os bons são maioria e não vou desistir”, escreveu Vini Jr.

A ação de protesto e solidariedade foi uma iniciativa do Núcleo de Esporte e Fé do Santuário, da Confederação Brasileira de Futebol e do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

A iluminação do Cristo ficou apagada até as 19h. O reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar, lembrou: Somos todos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1,26-27).


O Papa Francisco e o racismo

O Santo Padre, Papa Francisco, repudia o racismo em todas as suas esferas. Em 2020, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, o Pontífice, através do seu Twitter, enfatizou que o racismo renova a vergonha nas pessoas.

O racismo é um vírus que se transforma facilmente e, em vez de desaparecer, se esconde, mas está sempre à espreita. As manifestações de racismo renovam em nós a vergonha, demonstrando que os progressos da sociedade não estão assegurados de uma vez por todas", escreveu o Papa na ocasião.

Ainda em 2020, Francisco falou dos protestos nos Estados Unidos depois do assassinato de George Floyd e confirmou, na ocasião, que acompanhou com grande preocupação o racismo no caso.

Na Audiência Geral daquele 03 de junho de 202, o Papa falou sobre a situação:

Queridos amigos, não podemos tolerar nem fechar os olhos para qualquer tipo de racismo ou de exclusão e pretender defender a sacralidade de cada vida humana. Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que a violência das últimas noites é autodestrutiva e autolesionista. Nada se ganha com a violência e muito se perde”, disse o Papa na ocasião.

Os ataques racistas na Espanha

Durante a partida do Real Madrid contra o Valencia, Vini Jr. foi alvo de vários ataques racistas por parte da torcida do Valencia. O jogo teve que ser paralisado por cerca de nove minutos e só foi retomado depois de conversas do árbitro Ricardo de Burgos Bengoechea com Vini e com Carlo Ancelotti, treinador merengue.

No fim do jogo, o brasileiro foi expulso da partida após se envolver em uma confusão com um jogador adversário e reclamar dos insultos que vinha sofrendo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...