Notícias

Curso de Bispos do Rio de Janeiro terá homenagem a Bento XVI

Além dos conteúdos relembrando o Papa alemão, encontro também irá abordar o Sínodo dos Bispos 2021-2024

Escrito por Redação A12

24 JAN 2023 - 15H25 (Atualizada em 24 JAN 2023 - 17H48)

Vatican Media

Na manhã desta terça-feira (24), teve início o 32º Curso para os Bispos da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), com o tema “Novas comunidades e a evangelização hoje”.

Leia MaisBispo brasileiro autoriza oração privada de intercessão a Bento XVIDom Damasceno fala do legado do Papa emérito Bento XVIO curso foi organizado pela primeira vez, em 1990, pelo então arcebispo cardeal Eugenio Sales, como uma forma de proporcionar uma oportunidade de partilha e convivência.

“Este ano, o curso terá uma recordação especial, pois no primeiro curso, o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Senhor Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, falecido no último 31 de dezembro de 2022, esteve presente, fazendo as conferências sobre a Igreja”, disse o Arcebispo Dom Orani João Tempesta.

Após a pandemia do Covid-19 e de duas edições virtuais, o evento ocorre novamente de maneira presencial no Centro de Estudos do Sumaré e termina nesta sexta-feira (27). Para Dom Orani, nos dias de hoje, tem crescido muito o número de novas comunidades e é preciso dar atenção a elas e orientá-las para que sigam as instruções da Igreja, prescritas pelo código de Direito Canônico e demais orientações da Igreja.

CNBB
CNBB


“A evangelização nos dias de hoje não é como antigamente, a linguagem e o método de evangelizar mudaram, como nos diz o Papa Francisco. É preciso ir ao encontro das ovelhas e não ficar na Igreja ou ‘sacristia’ esperando os fiéis. Cumprindo aquilo que Jesus pediu, a Igreja tem que ir ao encontro das ovelhas perdidas. A evangelização nos dias de hoje tem que se adaptar a novos públicos, a Igreja tem que evangelizar para todas as pessoas e ensinar o caminho correto para se chegar ao Reino de Deus”.

Sínodo dos Bispos

Outro tema quer será refletido no encontro é o Sínodo dos Bispos, que terminará no próximo ano. De acordo com dom Orani, a palavra ‘sínodo’ significa caminhar junto, ou seja, os fiéis caminham junto com a Igreja e, também, opinam sobre como a Igreja pode se sentir mais próxima dos fiéis.

“Por isso, o Curso dos Bispos 2023 vai discutir um pouco sobre isso, sobre as novas formas de evangelizar e de como a Igreja pode estar mais próxima dos fiéis. É urgente a evangelização nas famílias e como a Igreja pode entrar em cada lar através dos meios de comunicação”, concluiu.


O pianista Bento XVI


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...