Notícias

Dia do Amigo: Descubra o que a Bíblia fala sobre amizade

Celebre o Dia do Amigo lendo alguns ensinamentos da Palavra de Deus sobre a amizade

Escrito por Lais Silva

20 JUL 2022 - 10H10 (Atualizada em 20 JUL 2023 - 09H22)

Rawpixel / Freepik

Já dizia Santo Agostinho: “A amizade é tão verdadeira e tão vital, que nada mais santo e vantajoso pode-se desejar no mundo”Leia Mais10 versículos para entender Deus como amigoOração pelos amigos

Hoje, dia 20 de julho, é o Dia Internacional do Amigo, esse que é um dos bens mais preciosos que podemos ter.

A Bíblia nos traz muitos ensinamentos. Entre eles, ensinamentos sobre a amizade, sobre a bênção que é ter um amigo para dividir momentos e experiências.

A amizade nem sempre é pensar da mesma forma, seguir o mesmo caminho ou fazer as mesmas coisas, mas com certeza é olhar para o lado e saber que tem alguém que está com você, para dividir momentos, celebrar conquistas e até mesmo dar aquele "puxão de orelha" quando necessário.

Para celebrar o Dia do Amigo, o A12 separou alguns ensinamentos que a Bíblia nos traz sobre a amizade verdadeira. Confira! 

“Se pretendes adquirir um amigo, adquire-o na provação e não confies logo nele” Eclo 6,7

É importante entender quando um colega se torna amigo, porque amigo é aquele que está ao seu lado também nos momentos difíceis, durante os obstáculos, e não só nos momentos de alegria. Aquele que te ajuda a levantar quando você cair. A Bíblia nos ensina que devemos sondar a amizade, para não sermos enganados com um falso amigo.

“Um amigo fiel é uma proteção poderosa, quem o encontra, encontra um tesouro” Eclo 6,14 Pode parecer clichê dizer que um amigo é um tesouro na vida, mas a riqueza de uma amizade está no cuidado, no caminhar lado a lado, no compartilhar momentos. Amizade verdadeira é coisa rara, quem a encontra deve cultivar.

“Quem teme o Senhor dirige bem sua amizade, porque como alguém é, assim será seu amigo” Eclo 6, 17

Saber escolher as amizades é um ponto importante para a vida. Aquele provérbio que diz: “Diga-me com quem tu andas, que eu direi quem tu és” explica bem esse versículo do livro de Eclesiástico. Basta alguém olhar para as suas companhias que logo vai ter uma ideia de quem você possivelmente é. Por este motivo, saiba escolher bem seus amigos. E antes de procurar amizades externas, seja amigo de Deus, cultive essa conexão com Ele, que é e sempre será seu melhor amigo em todos os momentos.

“O perfume e o incenso alegram o coração, a doçura de um amigo tranquiliza a alma” Provérbios 27, 09

Ter um amigo fiel é ter com quem contar em todos os momentos, e essa é uma dádiva da vida. Saber que você tem com quem contar em qualquer situação é ter tranquilidade para passar por todas as dificuldades. 

“Mais valem dois do que um, porque dois têm melhor remuneração por seu trabalho. 10Com efeito, se chegarem a cair, um levanta o outro. Porém, ai de quem está só: se cair, não tem ninguém que o levante” Ec 4, 9-10

A quantidade nunca foi sinônimo de qualidade. Ter um bom amigo, um amigo de verdade, que seja fiel a esse sentimento, vale muito mais do que ter várias amizades rasas. Na Bíblia é possível ver que até Jesus teve poucos amigos verdadeiros.

:: Esses foram alguns ensinamentos que a Bíblia nos passa sobre amizade. E se em algum momento desta leitura, você pensou em algum amigo querido, mande para ele como forma de celebrar esta data especial!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...