Por Lais Silva Em Notícias Atualizada em 19 DEZ 2023 - 10H32

Dia do cinema brasileiro: Dicas de 6 filmes católicos nacionais

Dia 19 de junho é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. Esta data é marcada pelo dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto, que foi o primeiro cinegrafista e diretor do país, registrou as primeiras gravações brasileiras, na cidade de Petrópolis (RJ).

O A12 separou uma lista com 6 filmes brasileiros que evangelizam para você comemorar essa data apreciando grandes obras brasileiras.

Confira!

O Milagre das águas

O filme “O Milagre das Águas”, dirigido por Pe. Ronoaldo Pelaquin, e lançado em 1987, conta a história de Nossa Senhora Aparecida por meio de José, um senhor paraplégico e seu filho, João.

O jovem descobre que seus pais são de Aparecida e decide levar o pai de volta a cidade de origem. No percurso o pai relembra de toda a história e o filme revive a época em que a imagem foi encontrada no rio Paraíba do Sul.

Reprodução
Reprodução


Aparecida: O milagre

O filme “Aparecida: O milagre”, de Tizuka Yamasaki, lançado em 2010, conta a história de um devoto de Nossa Senhora Aparecida, o menino Marcos, que tem uma infância humilde e feliz ao lado dos pais. Mas a morte do pai em um acidente na Basílica, que tanto cultuavam, provoca uma dupla perda: a do familiar e a fé.

Os anos se passam e Marcos se apega a bens materiais, é um pai distante e não aceita as escolhas do filho. Até que um dia seu filho sofre um acidente e Marcos relembra a fé de seu pai. E sua mãe revela a misteriosa graça que norteou a vida de toda a família.

Reprodução
Reprodução


A travessia da serra que chora

“A travessia da serra que chora”, com direção de Zeca Portella e Vicente Abreu, lançado em 2008, conta a história de uma família quase destruída por consequências da vida.

Mas em uma caminhada de Minas Gerais até a cidade de Aparecida, a esperança de uma vida mais digna e de amadurecimento da fé os leva ao perdão e a conciliação familiar.

Picasa
Picasa


Maria – Mãe do filho de Deus

Dirigido por Moacyr Góes, lançado em 2003. Conta a história da filha de uma jovem muito pobre confiada momentaneamente ao padre local, interpretado por Padre Marcelo Rossi, enquanto sua mãe busca o resultado de alguns exames. Enquanto isso, o pároco conta à menina a história de Maria, mãe de Jesus.

Enquanto isso, a menina recria a história em seu pensamento conforme o que ela imagina, imaginando sua mãe como Maria e um homem que oferece balas no início do filme, como Jesus.

Reprodução
Reprodução


Irmãos de Fé

O filme, lançado em 2004, foi dirigido por Moacyr Goés, e conta a história de dois homens que sequestram um casal de idosos. Eles enfrentam a polícia, um é baleado e o outro preso. A irmã do que foi preso pede ajuda a um padre. O padre então visita o menino e leva uma bíblia, que está marcada em Atos dos Apóstolos, trecho que narra a vida do apóstolo Paulo.

O garoto inicialmente se recusa a ler o livro, mas depois inicia a leitura. A partir daí passa a conhecer a história de um homem que foi um dos principais perseguidores de cristãos e como ele se tornou um dos principais santos da Igreja Católica.

Reprodução
Reprodução


Irmã Dulce

Lançado em 2014, o filme “Irmã Dulce”, dirigido por Vicente Amorim, conta a história de Irmã Dulce, chamada em vida de “Anjo Bom da Bahia”, indicada ao Nobel da Paz e beatificada pela igreja.

Ela enfrentou uma doença respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para se dedicar a cuidar dos miseráveis.

Reprodução
Reprodução


Leia Mais10 livros para a evangelização das crianças

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...