No Brasil, no dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor, dia do profissional que tem um dos trabalhos mais bonitos do mundo, que é ensinar e tornar todas as outras profissões possíveis.Leia MaisOs caminhos da educação no cotidiano e na escola católica
Educar é um ato de coragem e amor, ainda mais na atualidade, diante de problemas sociais e após uma pandemia que atrapalhou o desenvolvimento das crianças e adolescentes, principalmente os de baixa renda.
É preciso conscientizar a sociedade que é necessária uma união de todos para fortalecer a educação. Diversas instituições, grupos e associações já atuam para garantir direito de educação a todos, e uma rede de ajuda para garantir que crianças e adolescentes consigam cumprir seu dever e principalmente seu direito, que é estudar.
A Igreja também faz o seu papel, o trabalho de dioceses e pastorais fazem toda a diferença na vida de muitas pessoas. Em 15 de outubro de 2020, o Papa Francisco deu um passo importante em seu Pontificado, levantando a bandeira da educação e abrindo diálogo para firmar compromissos entre instituições, igreja e sociedade, lançando oficialmente o Pacto Educativo Global.
O pacto é um documento que apresenta alguns compromissos e diretrizes para chegar ao objetivo de valorização da educação no mundo.
1 - Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo;
2 - Ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens a quem transmitimos valores e conhecimentos;
3 - Favorecer a plena participação das meninas e adolescentes na instrução;
4 - Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador;
5 - Educar e educarmo-nos para o acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados;
6 - Encontrar outras formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, na perspectiva de uma ecologia integral;
7 - Guardar e cultivar a nossa Casa Comum, protegendo-a da exploração dos seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e apostando na utilização exclusiva de energias renováveis.
Nesta data, celebramos a vida e o dom de cada professor, mas o mais importante é valorizar estes profissionais, porque para garantirmos um mundo melhor, e bons futuros profissionais, é necessário cuidar e valorizar a educação no presente.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.