A educação é um dos pontos mais discutidos em diversas esferas, e dentro da Igreja isso não é diferente. Em diversas oportunidades é proposto o debate sobre esse assunto, como por exemplo, o Pacto Educativo Global, que é um chamado do Papa para que todas as pessoas e instituições priorizem a educação, e também a Campanha da Fraternidade que neste ano fala sobre Fraternidade e Educação.
Nesta semana, a Congregação para a Educação Católica publicou um documento sobre a “identidade da escola católica”, com o objetivo de formar comunidades mais solidárias, nas quais exista atenção com o próximo, compaixão e respeito, além de criar personalidades íntegras como cidadãos e cristãos.
De acordo com o cardeal Giuseppe Versaldi, o objetivo do documento é apresentar diretrizes mais detalhadas sobre o valor da identidade católica das instituições escolares.
“Com este documento queremos formar comunidades nas quais haja sempre atenção às pessoas, especialmente no respeito pelos mais frágeis, e nas quais circule o testemunho do amor, que é a principal característica da Igreja católica”.
Buscar um equilíbrio entre razão e fé é um dos objetivos da escola católica. O documento chamado “A identidade da escola católica para uma cultura do diálogo”, reforça esse objetivo da tratativa do diálogo também entre família e escola.
Além disso, este documento é baseado em duas motivações: "a necessidade de uma consciência mais clara e consistente da identidade católica das instituições educacionais da Igreja no mundo inteiro" e a prevenção de "conflitos e divisões no setor essencial da educação".
A participação da família junto a escola é um papel fundamental para contribuir com a educação. Papa Francisco lembra no Pacto Educativo Global que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Sendo assim, é necessário que pais, professores, igrejas, entidades e governos trabalhem juntos em prol da educação.
“É um dos pontos fundamentais. Não só a colaboração família-escola, mas também entre paróquias, associações, instituições do Estado. É esse Pacto Educativo Global ao qual o Papa Francisco nos convida. Somente se houver um acordo dialógico e honesto sobre os pontos fundamentais da antropologia cristã - que é a antropologia humana - poderemos ajudar a crescer. A esperança é que se realize toda uma comunidade educativa que inclua a escola e a família”, explicou o cardeal.
Giuseppe Versaldi ressalta que o documento também apresenta alguns valores da escola católica.
“Seriedade, disciplina, pesquisa, profissionalismo, mas sobretudo este clima de caridade e respeito que deve estar ligado a outras forças educacionais. Um jovem deve sentir-se acompanhado não num clima de severidade ou cientificidade, mas por pessoas que respeitam, propõem, corrigem e fazem emergir uma personalidade livre e integral, como cidadão e como cristão”.
Neste ano a Campanha da Fraternidade apresenta o tema "Fraternidade e Educação" e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, e propõe esse olhar com atenção para o cuidado com a educação, os novos rumos e os valores de como educar.
O Padre Patriky Samuel, Secretário executivo de Campanhas da CNBB deu entrevista ao A12 sobre o tema deste ano falou sobre o que espera do impacto do tema na comunidade.
“Que a Campanha da Fraternidade seja um oásis de reflexão e uma oportunidade de olharmos para nós mesmos e nos perguntar: quais as mudanças precisam acontecer em nossas vidas a fim de que, educados por Cristo, sejamos homens e mulheres que falam com sabedoria, ensinam com amor, servem com alegria e jamais se cansam de viver a tarefa educativa como compromisso de amor?”.
"A educação é uma questão de coração". Essa é uma frase de São João Bosco e retrata a essência do papel de um professor, um catequista, um educador e todos que contribuem na missão propagar conhecimento.
Fonte: Vatican News
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.