“Maria acolhedora da Palavra que dá vida.”
Inspirados por este tema, demos continuidade a nossa caminhada espiritual rumo à festa da padroeira do Brasil, no mês de Outubro, com a celebração do Dia Oracional Mariano, ontem (12), na Missa das 18h, na Basílica Histórica.
Neste ano jubilar, caminhamos em oração a cada dia 12, como peregrinos de esperança, meditando também no tema da Festa da Padroeira 2025: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.
Logo no início da celebração, o bispo dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R., introduziu com a mensagem do dia e acendeu a quinta vela no altar da Basílica Histórica, uma forma de preparação espiritual para viver o momento com Maria, na intenção especial pelas mães.
“Neste dia somos convidados a olhar para Maria como aquela que em sua escuta atenta e disponibilidade acolheu a palavra de Deus com amor e liberdade, permitindo que ela se fizesse carne em seu ventre. Acolher a palavra é também acolher a vida”, afirmou o padre.

Na homilia, dom Joércio relembrou o Domingo do Bom Pastor, o dia de oração pelas Vocações e o dia das mães celebrados no domingo (11) e no dia 12, comentou que os romeiros e romeiras tiveram a graça de estar na Casa da Mãe e fez o convite:
“Toda mãe gosta de receber um presente no dia dela, o que as mães receberam no domingo? A Mãe das Mães também quer um presente de cada um, qual presente podemos dar à Nossa Senhora hoje? Ela não precisa de coisas, mas ela quer de presente nós mesmos. Tenhamos coragem de nos oferecer para ela.”

O bispo ressaltou que nossa vida é um presente para a Mãe de Deus, do jeitinho que somos e encorajou os devotos presentes e os que acompanharam pelos canais de transmissão a pedirem que ela os ajude a ser uma pessoa melhor. E acrescentou como podemos ser melhores:
“Você vai ser melhor na medida em que você segue o seu Filho Jesus que se apresentou para nós, como bom Pastor, aquele que conhece as ovelhas, sabe seus nomes, as ovelhas também os conhece e os segue. Hoje há tantas vozes por aí, há quem estamos seguindo? Será que estamos seguindo mesmo o Bom Pastor?”
Além disso, dom Joércio comentou o evangelho do dia ressaltando que Jesus se apresentou como a “porta das ovelhas” e, neste ano jubilar em que muitos procuram pelas “portas santas” ele nos faz o convite de abrimo-nos para a verdadeira porta santa que é Cristo.
“Então Jesus continuou: Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas.” (Jo 10, 7)
Na sequência, o bispo redentorista acrescentou que passar por Jesus é difícil porque supõe que compreendamos cada vez mais como Ele viveu e a refletir no que estamos vivendo. E nos convidou a questionarmos: O que Ele fez? O que eu estou fazendo? O que Ele pensa? O que eu penso?
Contemos assim com a intercessão e o exemplo de Maria, para acolhermos a Palavra que nos dá vida.
Acompanhe aqui a Santa Missa do Dia Oracional Mariano do mês de Maio
::. Novena da Padroeira 2025 é convite a conhecer Jesus e cuidar da vida
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.