As férias estão chegando ao fim e, com isso, se aproxima o retorno dos encontros de catequese. E para o início do mês de agosto, um dos temas que podem ser abordados está relacionado ao Dia dos Pais.
Você já pensou como pode trabalhar esse assunto na catequese? Sabemos que uma das tarefas fundamentais de um catequista é favorecer o conhecimento da fé, como afirma o Diretório geral para a Catequese:
“Aquele que encontrou Cristo deseja conhecê-lo o mais possível, assim como deseja conhecer o desígnio do Pai, que Ele revelou. O conhecimento da fé é exigência da adesão à fé.”
Pensando nisso, o A12 propõe dicas simples, porém importantes para semear a fé e a gratidão no coração das crianças. Elas podem ser adaptadas conforme a necessidade de cada turma e a criatividade dos catequistas. Confira:
A primeira dica é falar da filiação divina. Isso significa levar os pequenos a compreender que Deus é nosso Pai. Por isso, assim como nossos pais da terra cuidam de nós e desejam nosso bem, o Pai do céu nos ama e nos protege a cada momento.
Conte de forma lúdica a passagem bíblica do evangelho de Mateus, capítulo 6, em que Jesus nos ensina a chamar Deus de Pai por meio da oração do Pai Nosso. Você pode usar ilustrações ou até mesmo pedir às crianças que desenhem o que significa para elas ter um pai.
Outra tarefa importante da catequese, segundo o Diretório, é ensinar a rezar. Por isso, a segunda dica é conduzir um momento de oração de agradecimento, incentivando as crianças a expressarem o que gostariam de agradecer a Deus pelo pai, o que elas mais admiram e são gratas.
Aqui sugiro conduzir uma oração espontânea para que elas possam refletir e externar seus sentimentos.
Depois do momento de estudo bíblico e de oração, proponha a produção de uma carta para o Pai. Aqui podem usar a criatividade, com cores, imagens, e palavras que gostariam de dizer diretamente para os pais nesta data.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.