Nesta segunda-feira (30), Papa Francisco nomeou dom Ângelo Ademir Mezzari, como o novo arcebispo da arquidiocese de Vitória (ES). A nomeação veio após o pontífice aceitar o pedido de renúncia de dom Dario Campos, que até então ocupava o cargo.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta de saudação a Dom Ângelo, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e agora arcebispo de Vitória.
“Neste tempo em que celebramos, com a abertura de um Ano Jubilar, a encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, desejamos que este novo momento de seu ministério como pastor seja sinal de Esperança e de anúncio dos valores do Evangelho. Que sua liderança seja uma fonte de luz e inspiração para todos, promovendo a união, o diálogo e o fortalecimento da fé junto ao povo da arquidiocese de Vitória”.
Dom Ângelo tem uma longa trajetória em sua missão de levar o Evangelho de Deus para todos os irmãos, tendo 39 anos de vida religiosa e 35 de sacerdócio. Foi nomeado como bispo em 2020, pelo Papa Francisco, e eleito presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados, na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 2023.
A CNBB também enviou agradecimento a dom Dario Campos pela sua missão realizada com êxito, à frente da Igreja Particular de Vitória, no Espírito Santo, e também por seu empenho e dedicação na instalação no regional Leste 3.

“Desde 2014, seu pastoreio à frente da arquidiocese de Vitória destacou-se por seu compromisso com a evangelização, a promoção da justiça social e de iniciativas voltadas para a formação espiritual e catequética, além de valorizar a pastoral juvenil e a educação. Um ministério marcado por uma busca constante pela unidade entre os fiéis e o fortalecimento das paróquias, sempre com ênfase na missão da Igreja de ser uma presença ativa no meio do povo de Deus”.
No site da Arquidiocese de Vitória, dom Dario afirmou que, com a renúncia aceita pelo Papa, passa a ser bispo emérito e continua contribuindo com a Igreja em atividades pastorais e em sua missão evangelizadora.
“Ser bispo emérito não significa ser lançado ao campo da aposentadoria compulsória como ocorre na sociedade civil e nem ser sinônimo de invalidez. Com a liberdade diante do governo da Igreja, cada bispo emérito poderá dar o melhor de si advindo da maturidade e da experiência para a construção do Reino de Deus”.
Fonte: CNBB, Arquidiocese de Vitória
Oração do Pai Nosso: um caminho de intimidade com Deus
O Pai-Nosso é a oração fundamental de todo cristão. Entenda a sua origem e como ela pode transformar nossa relação com Deus na nova série do A12.
Domingo com o Senhor: Jesus revela o sentido da sua missão
Veja o que a liturgia deste domingo convida-nos a refletir na série do A12 "Domingo com o Senhor", conduzida pelo Pe. Guilherme Viana, C.Ss.R.
Consistório: cardeais debatem a cultura do poder e a civilização do amor
Encontro de cardeais convocado por Leão XIV debaterá paz, conflitos, realidade das Igrejas locais e os próximos passos do caminho sinodal.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.