Notícias

Dom Joel destaca a primeira etapa da 59ª AG CNBB

Expectativa para o encontro presencial: “Votar, conviver e rezar”

Escrito por Redação A12

03 MAI 2022 - 11H07 (Atualizada em 03 MAI 2022 - 14H21)

CNBB

O Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, em entrevista ao jornalista Bruno Feittosa, da assessoria de comunicação da CNBB, fez um balanço sobre a 59ª Assembleia Geral que aconteceu de forma virtual de 25 a 29 de abril.

Dom Joel explicou que a escolha do tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, e que é também o tema da 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Sínodo 2023, convocado pelo Papa Francisco, se deu em razão de buscar um alinhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).

O prazo de vivência da DGAE se encerra em 2023 e a edição da Assembleia dos Bispos deste ano serviu como ponto de partida para uma avaliação das DGAE, que serão renovadas na 60ª assembleia do episcopado brasileiro.

“Um ano antes, portanto agora, é o tempo de fazer a revisão, pensando um pouco sobre o que é que vai ser construído. Como a Igreja no mundo todo está vivendo o processo de preparação para o Sínodo 2023, o que nós fizemos foi juntar as duas coisas: olhar as atuais diretrizes, pensar o que vai ser no futuro, tendo como referência, aquilo que na linguagem do Papa Francisco, chamamos de Igreja Sinodal”, explicou.

Dom Joel conta que além do efeito sanitário e do impacto do vírus, a pandemia evidenciou muitas causas como questões políticas, econômicas, sociais e religiosas, e este é o momento para debater e olhar para estas questões como Igreja.

“É hora de nos voltarmos à estas questões e, como uma Igreja profundamente comprometida com a realidade do Brasil, pensar em cada uma delas e verificar até que ponto as atuais diretrizes, que são profundamente inovadoras e centradas nas conclusões de Aparecida, precisam ser mantidas e atualizadas”.

Leia MaisAssembleia Geral da CNBB chega ao fim com balanço da etapa virtual "Brasil não vai bem", diz CNBB em tradicional mensagem aos brasileirosCNBB ressalta a importância da família no processo da sinodalidade

Etapa presencial

De 29 de agosto a 2 de setembro, a 59ª AG CNBB acontece de forma presencial no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). Dom Joel conta que, para este segundo momento, estão previstos três verbos: “Votar, conviver e rezar”.

"Vamos como romeiros à casa da Mãe Aparecida agradecer por tudo aquilo que a Graça de Deus fez em nós durante esse período tão difícil da pandemia”.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...