Notícias

Em assembleia, Bispos paulistas recordam 15 anos do Documento de Aparecida

Encontro pessoal com Cristo a partir da Palavra e conversão pastoral à luz da Conferência de 2007 foram os temas discutidos na reunião

Escrito por Redação A12

09 JUN 2022 - 09H49 (Atualizada em 09 JUN 2022 - 12H05)

CNBB

Nesta quarta-feira, 8 de junho, os Bispos do Estado de São Paulo, que fazem parte da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos em mais uma etapa de sua 84ª Assembleia. O encontro, realizado no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), foi marcado pelo tema central: os 15 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, conhecida também como Conferência de Aparecida, realizada em 2007 no Santuário Nacional, conduzida pelo então papa Bento XVI.

Leia MaisDom Orlando faz avaliação dos 15 anos do Documento de AparecidaA Igreja pós Documento de Aparecida

A reflexão da primeira sessão foi conduzida pelo Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. Durante sua fala, o Bispo destacou as questões mais importantes no Documento de Aparecida, avaliou o que já caminhou na vida e missão da Igreja, a partir da Conferência de Aparecida, e discerniu com os presentes sobre o que ainda precisa ser retomado e colocado em prática.

Na sessão, também foram discutidas novas questões que desafiam a vida e a missão eclesiais depois da Conferência e afirmou que, no texto de Aparecida, “é marcante o encontro pessoal com Jesus Cristo e seu Evangelho. A partir disso, também a renovação missionária”.

Assim, Dom Odilo ressaltou que, na Conferência, há um forte chamado à missão para que a Igreja consiga “reconhecer a necessidade da conversão, não apenas em sua dimensão moral, mas também nos métodos que não estão sendo adequados para o verdadeiro anúncio do Evangelho, assim como nos ensina o Papa Francisco”.

Para o Padre João Victor Bonzanini, coordenador diocesano de pastoral de Itapeva (SP), que participa pela primeira vez da Assembleia, a reflexão do Cardeal Scherer foi ao encontro da realidade eclesial, para que as dioceses possam renovar a vida pastoral e, com isso, todo o povo de Deus, se abra ao encontro com o Senhor na missão da qual todos fazemos parte pelo Batismo”, disse o jovem padre.

CNBB
CNBB


Conversão pastoral

Os trabalhos de hoje também contaram com a assessoria do bispo diocesano de Barretos (SP), Dom Milton Kenan Júnior, referencial da Comissão de Animação Bíblica da Pastoral no Regional Sul 1 da CNBB.

Em sua fala, Dom Milton tratou a necessidade de uma organização mínima nas dioceses para fazer da animação bíblica um ponto principal da realidade de cada pastoral. Ele também ressaltou que a formação, o anúncio do Evangelho e a oração compõem os três eixos propostos pela Conferência Episcopal como indicações para todas as atividades pastorais.

“O Documento de Aparecida nos diz que a conversão pastoral exige dar à Sagrada Escritura a sua centralidade, desenvolvendo processos de formação dos discípulos missionários à luz da Palavra de Deus”, explicou o bispo referencial ao afirmar que, na renovação da pastoral, “somente a Palavra de Deus torna-se o elemento que permite um discernimento lúcido, capaz de compreender a ação do Espírito Santo no nosso tempo que nos questiona pelos desafios dentro e fora da Igreja”.

Diante das afirmações de Dom Milton, o Padre Thiago Reis, secretário da Sub-região pastoral Ribeirão Preto II, o cenário atual, refletido também pelo Cardeal Scherer, na primeira sessão, “é uma grande oportunidade para redescobrirmos a força da Palavra de Deus na ação evangelizadora”.

Segundo ele, “a organização das comissões bíblico-catequéticas nas dioceses serão uma grande oportunidade dos cristãos fazerem a experiência com a Palavra de Deus”.

A apresentação do relatório econômico e reuniões reservadas também fizeram parte da programação desta parte da Assembleia, que termina nesta quinta-feira, 9 de junho, com a participação de arcebispos, bispos e padres coordenadores de pastoral das seis arquidioceses e 36 dioceses paulistas.


.:: Dom Joel Portella relembra a elaboração do Documento de Aparecida

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...