Em preparação para a Campanha da Fraternidade 2025, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou a letra e música do hino oficial da campanha nesta terça-feira (17). No próximo ano, à Igreja Católica no Brasil é convidada a refletir o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
A escolha da letra e música do hino da CF 2025 foi feita por meio de um concurso nacional, lançado em abril deste ano. Todos os inscritos participaram de uma formação on-line promovida pelo Setor de Música Litúrgica da CNBB, que tratou sobre o sentido da Campanha da Fraternidade, a composição da letra e composição da música. Leia MaisSantuário Nacional celebra 6 décadas de Campanha da FraternidadeCampanha da Fraternidade tratará da Ecologia Integral em 2025
Padre Jair Costa, assessor do Setor Música Litúrgica, destacou que “a formação foi uma experiência ímpar: na mesma sala de formação on-line estavam presentes compositores experientes, autores de hinos de outras CFs, intérpretes consagrados da música católica e compositores iniciantes, tendo acesso às mesmas ferramentas de composição. Foi uma riqueza encontrar tantas pessoas e partilhar das experiências e expectativas”.
O compositor responsável pela letra foi Ismael Oliveira do Nascimento, natural de Iguatú (CE), pertencente à arquidiocese de Belo Horizonte (MG).
Ele contou que recebeu com muito entusiasmo e alegria a notícia de que sua letra foi escolhida para animar o hino da Campanha da Fraternidade de 2025: “Podemos dizer que o pano de fundo em toda a letra proposta é o magistério do Papa Francisco, que tem insistido bastante nesse diálogo com as mudanças climáticas”.
Já o autor da música é Miguel Philippi, regente de corais na arquidiocese de Florianópolis (SC). Ele explicou que é sempre um desafio compor uma nova melodia, mas que buscou atender os critérios que foram estabelecidos pela CNBB:
“As estrofes estão em tom menor. São um convite à reflexão, à oração, características tão próprias do tempo da Quaresma. O refrão está em tom maior, celebra a beleza da criação divina, inspirado também no cântico das criaturas de São Francisco, ao qual o próprio texto faz referência. Espero que esse hino possa nos ajudar a viver bem o tempo da Quaresma, e que seja instrumento de evangelização para a Igreja no Brasil”.
Fonte: CNBB
Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Durante a oração do Angelus, Papa Francisco refletiu que a felicidade verdadeira vem de "arriscar o amor", doando aos pobres e seguindo Jesus.
Círio de Nazaré: maior procissão do Brasil acontece neste domingo
A programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, começou com uma Missa na Basílica Santuário no dia 8; e inclui a maior procissão do Brasil, atraindo milhões de devotos até o final de outubro.
A12 acolhe peregrinos no Caminho da Fé com gesto especial
Fomos ao Caminho da Fé entregar presentes aos peregrinos, que chegam com esperança ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.