Estamos fechando o primeiro semestre do ano, período em que as crianças entram de férias da escola e da catequese. O que fazer para que a fé continue a ser cultivada no coração dos pequenos? Embora seja um tempo de descanso, os pais continuam sendo canais de formação catequética no dia a dia.
O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2205, afirma que a família é “comunhão” e a vivência diária da oração e leitura da Palavra de Deus, por exemplo, fortalecem nela a caridade. A simples prática de rezar em família já é uma forma de continuar em casa o compromisso de catequizar os filhos.
"As relações no seio da família comportam uma afinidade de sentimentos, de afetos e de interesses, que provêm sobretudo do mútuo respeito das pessoas. A família é uma comunidade privilegiada, chamada a realizar a comunhão das almas, o comum acordo dos esposos e a diligente cooperação dos pais na educação dos filhos." (CIC, 2206)
Além disso, catequizar é também proteger os filhos de programas contrários aos valores da fé cristã. Em um período em que as crianças estão afastadas das obrigações habituais, é importante observar com cuidado as atividades dos filhos e redobrar a atenção para os conteúdos consumidos pela TV e internet, por exemplo.
"Os pais percebem logo quando seus filhos estiverem imersos nesta atmosfera cultural. O que ‘respiram’ ou o que ‘absorvem’ pelos meios de comunicação contrasta, muitas vezes, com o que, até a algumas décadas, era considerado ‘normal’, mas, agora, parece não ser mais assim." afirmou o Papa Francisco na Assembleia Geral da Associação Europeia de Pais, em 11 de novembro de 2023.
Da mesma forma, é a importância do testemunho materno e paterno para a obra da evangelização e formação do caráter. Neste tempo em que os filhos estão mais próximos, em meio a muitas mudanças na rotina, os pais também precisam rever suas próprias atitudes diante dos ensinamentos da Igreja.
"Por este motivo, os pais se sentem obrigados a mostrar, todos os dias, aos seus filhos a bondade e a razoabilidade de escolhas e valores, que não podem ser mais vistos como descontados, como o valor do casamento e da família. Mas, isso não é fácil, porque estas realidades só podem ser transmitidas com o testemunho de vida." concluiu o Papa Francisco.
Portanto, no momento de férias dos filhos, os pais precisam assumir, com ainda mais atenção e amor, o compromisso de educar na fé. Além da oração em família, pensar junto algumas atividades construtivas de descanso e dar testemunho, os pais podem usar da criatividade no dia a dia para catequizar no recesso.
Para isso, o portal A12 pode ajudar com conteúdos e materiais catequéticos para inserir no planejamento das férias. Confira a seguir algumas opções:
> Dicas para ensinar Santo Antônio na catequese
> História da Mãezinha Aparecida
> Atividade do Sagrado Coração para baixar
> Como explicar a Santíssima Trindade para as crianças
Confira também esse vídeo sobre a Mãezinha do Céu da Turma dos Devotinhos:
Fonte: Vatican News | CIC
Aos avós, Papa Leão XIV pede “revolução da gratidão”
Na mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa reforça a importância de integrar os mais velhos na vida da Igreja
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.