Notícias

Dicas para ensinar Santo Antônio na catequese

Escrito por Giovana Marques

10 JUN 2025 - 09H02 (Atualizada em 10 JUN 2025 - 14H47)

Reprodução AI

O mês de junho é repleto de festividades litúrgicas e memórias de santos que podem ser trabalhados na catequese com as crianças. Especialmente nesse período, os catequistas procuram formas criativas para falarem sobre Santo Antônio.

No dia 13, a Igreja faz memória a esse grande santo, que é doutor da Igreja e conhecido popularmente como “santo casamenteiro”. Porém, durante todo o mês recordamos sua história nas famosas quermesses juninas.

Embora Santo Antônio seja visto por muitos apenas como “intercessor dos solteiros”, sua vida revela grandes virtudes que podem iluminar a vida dos cristãos, especialmente dos pequenos.

Renata Sedmakova/Shutterstock
Renata Sedmakova/Shutterstock


Por isso, o A12 trouxe dicas para ensinar sobre a vida de Santo Antônio na catequese infantil:

🐟 “O amigo de Jesus que falava com os peixes!”

Uma das características de Santo Antônio foi seu dom de pregação. Por isso, o apresente como um grande amigo de Jesus que não tinha medo de falar do amor de Deus, nem mesmo para as criaturas.

O milagre do sermão aos peixes é um fato muito atraente aos pequenos que pode ser contado de forma lúdica para mostrar que ele amava Jesus e queria que todos os conhecessem.

📘 “Tesouro escondido: o livro de Santo Antônio”

Fale sobre a importância da Palavra de Deus na vida de Santo Antônio, unindo o jogo ao episódio em que um ladrão devolveu o livro, escrito por ele mesmo, que continha reflexões do Antigo e Novo Testamento da Bíblia.

🤲🏽 “Dividir é amar!”

Santo Antônio viveu intensamente a caridade com os mais pobres, princípio intrínseco na ordem franciscana a qual ele fez parte. Mostre como Santo Antônio ajudava os pobres, incentivando as crianças a partilhar brinquedos, alimentos e carinho com quem precisa.

🙏🏽 “O amor pelo Deus menino”

O santo é representado muitas vezes segurando o menino Jesus no colo, dessa forma, explique o significado da imagem: sua intimidade com Deus, sua pureza e amor. Pode ser feito por meio de uma dinâmica de desenho ou encenação.

Gostou das dicas? Aproveite para aprofundar mais com o conteúdo:

➕ Saiba como o uso de recursos lúdicos transforma a catequese 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...