Neste ano a “Hora do Planeta”, será realizada no dia 26 de março, às 20h30. Esta é uma iniciativa mundial do WWF – World Wide Fund for Nature - no Brasil, conhecido como WWF Brasil, Fundo Mundial para Natureza - para chamar a atenção de toda a população para a emergência climática e a perda da biodiversidade.
Esta ação surgiu em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália. Em seguida o movimento espalhou por todo mundo, sendo realizado sempre no final do mês de março, pela proximidade com o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e o de outono no Hemisfério Sul.
O movimento é marcado pelo ato simbólico de apagar as luzes das casas e também de pontos importantes das cidades, por uma hora, mobilizando a economia de energia e conscientizando a população mundial.
Na Carta Encíclica Laudato Si, Papa Francisco nos apresenta pontos que precisam de atenção e ações urgentes para promover mudanças: “Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra”.
O olhar dos cristãos para as condições do planeta deve ser com sensibilidade. Pensar no outro, nas próximas gerações e no futuro, devem ser uma ação diária. Cuidar da Casa Comum é o mesmo que cuidar de nós mesmos.
“O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”, afirma Francisco.
A Casa Comum é a casa que vivemos, a casa que partilhamos e a casa que devemos cuidar. O Santo Padre diz que "abusar da casa comum é um pecado grave que danifica, que faz mal e adoece”.
O Pontífice alerta sobre o uso abusivo e sem consequência das Terras e das fontes naturais, ressaltando que é possível usar sem destruir.
“É claro, podemos e devemos trabalhar a terra para viver e nos desenvolver. Mas o trabalho não é sinônimo de exploração e vem sempre acompanhado do cuidado: arar e proteger, trabalhar e cuidar... Essa é a nossa missão”.
Ainda existe tempo para reverter algumas situações e de acordo com Francisco: “O melhor antídoto contra esse uso impróprio da nossa casa comum é da contemplação”. Então é possível considerar que “contemplar a Casa Comum”, é o melhor remédio e também pode ser o ponto de partida para pensar em uma mudança real para o futuro.
Como você quer construir seu futuro? Esta é a pergunta que o WWF – Brasil deixa como convite à uma mudança de cada um.
A programação deste ano iniciou no dia 22 e segue até dia 26 de março, e contou com cine debate, mesa de restauração de ecossistemas, gameshows e teatro. No dia 26 a ação de “apagar as luzes”, encerra a programação, às 20h30.
Como celebrar o Mês da Bíblia em sua comunidade
Quer saber como aproveitar o Mês da Bíblia para engajar sua comunidade? Veja dicas para participar de missas, organizar palestras e promover celebrações especiais. Saiba mais.
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores, ministrada pelo professor Fernando Nascimento, destacando sua aplicação na comunicação. Saiba mais.
Conheça o Santuário dedicado à Mãe Aparecida em Jundiaí (SP)
Saiba mais desta Igreja no interior de São Paulo, com a forte devoção mariana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.