Notícias

Igreja submersa atrai curiosos em Pernambuco

A “cidade velha” de Petrolândia (PE), inundada na década de 1980, mostra estruturas antigas na superfície em períodos de estiagem

Escrito por Guilherme Gomes

23 MAR 2023 - 11H08 (Atualizada em 23 MAR 2023 - 14H23)

Petrolândia é uma cidade no Sertão de Pernambuco que foi completamente inundada pelo Rio São Francisco na década de 1980, para a construção da Hidrelétrica Luiz Gonzaga.

A “cidade nova”, como é chamado o lugar para onde migraram os pouco mais de trinta e cinco mil petrolandenses, fica a 400 km de Recife.

Divulgação/ Prefeitura de Petrolândia
Divulgação/ Prefeitura de Petrolândia


A região submersa da antiga cidade ficou conhecida como a "Atlântida Brasileira", referência à lenda da ilha que faz parte da mitologia ocidental desde a Idade Antiga, e
virou ponto turístico que atrai curiosos para visitar o local, principalmente por conta da famosa igreja da “cidade velha”.

Trata-se da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, parcialmente submersa nas águas de Petrolândia, e que encanta quem a vê pela primeira vez.

Divulgação/ Prefeitura de Petrolândia
Divulgação/ Prefeitura de Petrolândia


No meio da represa, que ficou conhecida como Lago de Itaparica, onde silêncio e história acompanham o turista,
é possível ver o topo da estrutura, onde casamentos, missas e batizados eram feitos com frequência. Boa parte agora está a quase 10 metros de profundidade. O que ficou à mostra, com tijolo e cimento aparentes, pede contemplação.

Muitos outros edifícios da cidade, como uma fábrica antiga, as casas das quais os moradores foram removidos e a antiga igreja matriz ficam invisíveis mesmo em época de estiagem.

Divulgação/ Prefeitura de Petrolândia
Divulgação/ Prefeitura de Petrolândia


O
local pode ser acessado por barco e outras estruturas podem ser exploradas por mergulho, atraindo centenas de turistas todos os anos.

.:: Veja as principais notícias da Igreja Católica em 2022

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...