Notícias

Incentivados pelo Papa, uma nova economia pode ser implementada no mundo

Livro "Outra Economia Possível: A Proposta de Francisco" revela como jovens estão mudando a economia com valores cristãos

Escrito por Beatriz Nery

12 FEV 2025 - 14H53 (Atualizada em 13 FEV 2025 - 10H59)

Mariana Joffre/A12

A economia pode ser mais justa, solidária e inclusiva? O Papa Francisco acredita que sim e, desde 2019, a partir de uma carta convite, incentiva jovens a repensarem o sistema econômico.

“Hoje, uma nova economia inspirada em Francisco de Assis [e Clara de Assis] pode e deve tornar-se uma economia de amizade com a terra e uma economia de paz. Trata-se de transformar uma economia que mata numa economia da vida, em todos os seus aspectos”, explicou o Santo Padre.

Marcin Kadziolka/Shutterstock
Marcin Kadziolka/Shutterstock


A proposta do Papa Francisco, conhecida como “Economia de Francisco e Clara”, ganhou força com a participação de jovens economistas e empreendedores do mundo todo. A partir de Grupos de Trabalho (GT) e seminários, esse movimento busca transformar a economia global em um sistema mais voltado às pessoas, combatendo desigualdades e promovendo a solidariedade.

No Brasil, essa ideia se manifesta por meio da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), uma rede de pessoas engajadas na criação de uma economia mais humana.

Mariana Joffre/A12
Mariana Joffre/A12

Foi a partir desse chamado que nasceu o livroOutra Economia Possível: A proposta de Francisco”, de Eduardo Brasileiro, publicado pela Editora Ideias e Letras. Brasileiro é um dos principais articuladores desse movimento e compartilha no livro, experiências e reflexões sobre essa jornada.

A obra apresenta uma nova visão econômica inspirada nos valores de São Francisco e Santa Clara, ao se destacar iniciativas que rompem com o modelo capitalista predatório e propõem soluções sustentáveis e humanas.

Ao longo de 6 capítulos, o livro discute ideias, mas também mostra exemplos concretos de como comunidades e movimentos populares estão colocando essa visão em prática.

Inspirados por Francisco e Clara de Assis, tendo com a proposta à ação por Papa Francisco, descobrimos que a economia pode, sim, ser diferente. E o melhor: você também pode fazer parte dessa mudança!

Fonte: Editora Ideias e Letras

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...