Nos dias 28 e 29 de julho, Roma recebeu o Jubileu dos Missionários Digitais e Influencers Católicos, um evento que reuniu centenas de evangelizadores digitais de diversas partes do mundo.
Esse encontro, inédito no Vaticano, foi marcado por oração, debates, momentos de espiritualidade e escuta. Tudo com um objetivo comum: levar a esperança cristã até os confins da internet, com um olhar humano.
Na Basílica de São Pedro, o Cardeal Luis Antonio Tagle celebrou a missa jubilar e lembrou, em sua homilia, que o “Grande Influenciador” é Deus, que nos enviou não apenas uma mensagem, mas Seu próprio Filho.
“Jesus não é um rosto gerado por um programa digital. É a imagem do Deus invisível. O amor verdadeiro não pode ser criado por um algoritmo.”
O Cardeal Tagle exortou os presentes ao pedir que “sejam influenciadores do amor de Deus. Que Jesus, através de vocês, possa alcançar pessoas e espaços digitais com justiça, paz e verdade”.
Após a missa, o Papa Leão XIV dirigiu palavras fortes aos missionários digitais. Reforçou que a missão da Igreja, principalmente no ambiente online, é anunciar a paz.
“Vivemos tempos marcados por guerras e divisões. A paz precisa ser buscada, anunciada e compartilhada em todos os lugares, inclusive nos corações vazios de sentido.”
O Papa também pediu que os influenciadores cultivem a cultura do humanismo cristão nas redes sociais.
“Nos cabe garantir que a tecnologia permaneça humana. O desafio da inteligência artificial nos convida a dar voz ao Amor, não apenas gerando conteúdo, mas criando espaços de encontro entre corações.”
O Pontífice finalizou com um pedido direto:
“Sejam agentes de comunhão. Construam redes onde se conserta o que está partido, onde a solidão é curada, onde os fracos têm voz. Coloquem Cristo no centro para vencer a lógica das fake news e do egocentrismo com a beleza da Verdade.”
Papa Leão XIV
O Jubileu também contou com reflexões importantes sobre a missão digital. O jesuíta David McCallum destacou a importância de estar conectado a partir da Palavra de Deus, enquanto o padre Antonio Spadaro apontou como a teologia pode dialogar com a cultura digital.
Já o encontro “Together for Hope” (“Juntos pela Esperança”, em português), animado pela Comunidade Taizé, trouxe um forte apelo ecumênico.
Durante o evento, houve também a consagração dos projetos digitais a Maria, “a influenciadora de Deus”, pedindo sua proteção sobre os evangelizadores online.
Ao encerrar, o Papa envia os missionários e influencers com uma missão:
“Cada história de bem compartilhada é um nó na grande rede de Deus.”
Fonte: Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.