Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Mariana Joffre/A12
Notícias

Livro da Editora Ideias & Letras é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

“Influenciadores digitais católicos: efeitos e perspectivas” está entre os finalistas do prêmio na categoria Ciências da Religião.

Escrito por Beatriz Nery

01 AGO 2025 - 08H24 (Atualizada em 01 AGO 2025 - 15H32)

A evangelização nas redes sociais ganhou espaço entre os destaques acadêmicos do Brasil. O livro “Influenciadores Digitais Católicos: efeitos e perspectivas”, da Editora Ideias & Letras, foi indicado ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, concorrendo na categoria Ciências da Religião e Teologia, dentro do eixo “Ciência e Cultura”.

A obra é fruto de três anos de pesquisa conduzidos por um grupo de cinco autores. Eles acompanharam, ao longo de um ano, a atuação de grandes perfis de influenciadores católicos nas redes sociais. A intenção foi fazer uma análise crítica e com método acadêmico sobre os efeitos da evangelização digital no Brasil.

“A nossa expectativa é que, de fato esse livro possa contribuir e muito para reflexão e os avanços da perspectiva comunicacional, notadamente no nosso caso da igreja do Brasil, e como nós poderemos atuar nesses espaços digitais de maneira que seja um processo de evangelização, que não seja simplesmente dizer de Jesus por aí, mas que sejam processos transformadores", afirma Prof. Drª. Alzirinha Rocha de Souza, Pós-Doutora em Ciências da Religião, uma das autoras.

A obra foi lançada em fevereiro de 2024, durante a Assembleia Geral da CNBB. Desde então, tem recebido atenção pela atualidade do tema e por abordar, com seriedade, os desafios da evangelização nas mídias digitais, especialmente diante do avanço da inteligência artificial.

Em ocasião do lançamento, o A12 entrevistou Alzirinha Souza e outro autor, Moisés Sbardelotto, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação além de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo coadjutor de Santos (SP) e ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB (2019-2023).

Assista e conheça mais sobre a criação do livro:

A importância da indicação

Para os autores, segundo Alzirinha, chegar à final já é uma grande vitória. “Foi uma alegria enorme. A concorrência é forte, e os outros títulos também são muito relevantes. Só de estarmos entre os finalistas, já nos sentimos honrados”.

Já a visão da Editora para esta indicação é de um reconhecimento valioso, como conta Valério Alves de Castro, coordenador editorial da Ideias & Letras:

“Ter um livro na final de um dos prêmios literários mais prestigiados do país confirma que a Editora está consolidada e amadurecida em seu perfil editorial. Essa conquista reforça nossa credibilidade e comprova a seriedade, a qualidade e, agora, o prestígio do trabalho desenvolvido pelos redentoristas, reconhecido por especialistas de alto nível”.

Segundo o coordenador editorial, a editora tem buscado publicar obras que provocam, transformam e oferecem conhecimento com responsabilidade:

“Seguimos, portanto, com redobrada responsabilidade, conscientes de que publicar é mais do que expor ideias, é um gesto ético, a expressão de um pensamento que, alicerçado em fundamentos, encontra sentido em meio às letras.”

Gustavo Cabral/A12 Gustavo Cabral/A12 Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães segura o livro "Influencers digitais católicos: efeitos e perspectivas"


Um tema que toca a Igreja

A evangelização digital foi um dos temas centrais do pontificado do Papa Francisco. Ele reforçava a importância de estar presente nas redes sociais com discernimento, caridade e verdade. A pesquisa retratada no livro dialoga diretamente com essas preocupações.

A premiação será realizada no dia 5 de agosto. Para os autores, mais que um troféu, a indicação já representa visibilidade para um debate urgente na Igreja:

“Esperamos que o livro seja lido também fora da academia. Que ele alcance outros espaços e ajude a refletir sobre a autenticidade da fé que comunicamos no digital”, conclui Alzirinha.

O que é o Prêmio Jabuti Acadêmico?

A tradicional premiação literária Jabuti, criada em 1959, passou a contar com uma versão voltada ao meio científico.

O Jabuti Acadêmico surgiu em 2024 para reconhecer a produção técnica, científica e profissional do Brasil. A iniciativa é apoiada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

São 29 áreas do saber envolvidas. O livro da Editora Ideias & Letras está entre os cinco finalistas da sua categoria. Antes disso, foi selecionado entre nove semifinalistas.

:: Conheça mais sobre o livro na matéria do A12!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...