Pela primeira vez, os Maristas do Brasil vão celebrar o Dia de Nossa Senhora Boa Mãe. A data escolhida por consenso entre as três províncias maristas no país foi o dia 4 de maio. A celebração visa evidenciar Maria como a inspiração original da congregação, desde a época de seu fundador, São Marcelino Champagnat.
Além disso, a congregação visa estimular a temática da animação vocacional e motivar o estudo da espiritualidade mariana.
Para a comemoração, a organização preparou uma missa que será realizada no Colégio Marista Champagnat — Taguatinga, no Distrito Federal, no dia 4 de maio, às 10h. A celebração também será transmitida pelo Canal do YouTube do UMBRASIL — união Marista do Brasil.
O dia 4 de maio foi escolhido para lembrar da mesma data, no ano de 1830, em que após São Marcelino ter estabelecido o canto Salve Regina como parte da oração diária dos Irmãos, a Congregação foi preservada de perigos e perseguições que ameaçavam a própria existência à época.
Ao criar o Dia Marista de Nossa Senhora Boa Mãe, os Maristas do Brasil atendem ao desejo de Champagnat, manifestado em seu Testamento Espiritual, de tornar Maria “amada por todos, tanto quanto vos for possível”. Além de inspirar outras comunidades e grupos de oração a ter Nossa Senhora Boa Mãe como padroeira.
Ir. José de Assis Elias de Brito, superior provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte, afirmou que Maria deve ser modelo e inspiração na vida de espiritualidade de cada um.
“Nosso fundador nos deu o nome de Maria não apenas pela devoção filial, mas sim, para que vivêssemos, como Irmãos, uma espiritualidade apostólica e mariana. É Maria, a mãe de Jesus, que inspira nosso ser e nosso atuar. Essa data será oportuna para que todos os Maristas de Champagnat do Brasil possam celebrar a presença mariana em nossos espaços educativos ao mesmo tempo, em que são convidados a viver essa espiritualidade”.
Fonte: Vatican News, champagnat.org - Maristas
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.