Notícias

Missa abre a 62ª Assembleia da CNBB no Santuário Nacional

Missa de abertura da 62ª Assembleia da CNBB reúne bispos em Aparecida para início dos trabalhos da Igreja no Brasil. Confira!

Escrito por Vitória Victal

15 ABR 2026 - 19H28 (Atualizada em 15 ABR 2026 - 20H16)

Thiago Leon/Santuário Nacional

Nesta quarta-feira (15), a Igreja Católica deu início à 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com a tradicional missa de abertura, no Santuário Nacional de Aparecida. O encontro reúne cerca de 400 bispos de todas as regiões do país para discernir os caminhos da Igreja Católica no Brasil.

A missa de abertura foi realizada às 18 horas, presidida pelo Cardeal Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB e do CELAM, e com a participação dos Cardeais, Arcebispos, Bispos, Monsenhores e Administradores Diocesanos das Arquidioceses e Dioceses de todo o Brasil.

Durante a homilia, o Arcebispo de Porto Alegre, o Cardeal Jaime Spengler, refletiu sobre o amor de Deus sem medidas e a entrega do Filho Amado ao Mundo que expressa a generosidade e bondade do Deus amor. Durante o pensamento, a entrega de Jesus expressa, por pura generosidade, reconduzir o ser humano à sua intimidade. Desta maneira, o Presidente da CNBB, durante a pregação, retrata a nossa doação a Jesus na mesma medida em que Ele se entregou por nós:

"Há porem uma exigência para que esta relação de amor gere vida: crer no Filho amado. Poderíamos dizer, seguir o Filho Amado, ou ainda, amar muito aquele que muito nos amou, seguindo a doutrina e as pegadas de nosso Senhor Jesus Cristo" , afirmou.

O Cardeal Jaime aprofundou a reflexão sobre o amor de Deus como ponto de partida para a missão da Igreja. Ao conectar o Evangelho de João (3, 16-21) com o momento vivido pelos bispos reunidos em Aparecida, ele destacou que esse amor não é apenas uma ideia, mas um chamado à entrega, à comunhão e ao serviço.

Na mesma linha de raciocínio, o Arcebispo cita que crer significa confiar-se, lançar-se sem reservas e entregar-se a quem nos amou primeiro. Desta forma, em suas palavras, seguir o Filho Amado é a expressão de um encontro no acontecimento com uma pessoa que fez viver um novo "horizonte existencial":

"Ele nos levou a realizar uma opção de vida e agora, de forma toda Particular nos instituiu num colégio, numa conferência episcopal, ou seja, em uma das formas mais significativas de exprimir e servir a comunhão eclesial nas várias regiões", concluiu o pensamento. 

Deus amou tanto o mundo

Dom Jaime Cardeal Spengler destacou que a Assembleia Geral representa o compromisso da Igreja em continuar respondendo aos desafios atuais, marcado por rápidas transformações que exigem discernimento e disposição para agir diante das novas realidades:

"Nestes dias, vivemos mais intensamente o afeto colegial e a comunhão, por meio do diálogo, da oração, do senso de pertença e corresponsabilidade, com o firme desejo de colaborar na missão evangelizadora para avançar em nossa missão'', relatou. 

Em outro momento da homilia, o Cardeal Jaime Spengler fala sobre anunciar o Evangelho, que, nesta Assembleia Geral, seja a possibilidade para construir linhas de ação que correspondam aos desafios do tempo presente:

"A crescer na comunhão, favorecer a participação e fomentar, ainda mais, entre nós a missão. Assim estaremos correspondendo ao mandato do Senhor de ir pelo Mundo e anunciar o Evangelho a todas as criaturas.", citou.

Após o momento de reflexão da homilia, durante as preces da assembleia, o Arcebispo de Porto Alegre pediu pela paz na Terra Santa e no mundo afora.

Ao final da missa de Abertura da CNBB, o Cardeal Jaime Spengler confiou todos os participantes da Assembleia à proteção de Nossa Senhora Aparecida, pedindo que ela abençoe os trabalhos, ilumine as decisões e acompanhe cada bispo na missão de servir à Igreja em todo o país.

Confira as fotos da Missa de Abertura:


Acompanhe a cobertura completa em: A12.com/CNBB 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vitória Victal, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...