Notícias

'Missão Jovem na Amazônia 2022' acontece neste mês

Escrito por Redação A12

14 JUL 2022 - 16H08 (Atualizada em 15 JUL 2022 - 07H54)

Rawpixel / Freepik

Entre os dias 15 a 25 de julho, jovens de todo o Brasil se encontram na prelazia do Alto Xingu-Tucumã, no Pará, para participar da Missão Jovem na Amazônia 2022.

O projeto, que está na 5.ª edição, foi iniciado em 2014, como fruto da Jornada Mundial da Juventude de 2013, que aconteceu no Rio de Janeiro. A última edição da Missão Jovem foi realizada em 2019, na região do Bico do Papagaio, na diocese de Tocantinópolis (TO). 

Leia MaisBispos da Amazônia trabalham por direitos dos povos indígenasCelam apoia relatório sobre violações dos direitos humanos na AmazôniaMártires da Amazônia: Conheça quem deu a vida pela preservação da florestaOs jovens participantes da Missão estão empolgados. Para Kelling Raquel Müller, de 22 anos, que já participa da Juventude Missionária há alguns anos e já fez missões em outros locais, essa será a maior em distância e duração. E logo que soube da missão, já se interessou:

“Quando ouvi que estavam pensando na missão em Tucumã, igreja-irmã de nossa diocese, logo me interessei. Me encantei com a possibilidade”.

Kelling conta que seu interesse om trabalho missionária surgiu naturalmente e é um sentimento que cultiva em seu coração. A jovem conta que ficou feliz com o convite:

“Meses depois, quando recebi o convite para participar da missão, fiquei muito feliz. Nos preparativos, muita oração e sintonia com Deus e com o povo da minha diocese e paróquia. Minhas expectativas são para conhecer o povo de Tucumã e sua cultura, dos quais já ouvi falar tão bem, compartilhar afetos, histórias, viver a Boa Nova e criar um vínculo bonito. Creio que será uma linda missão”.

Outro participante jovem missionário que está animado com a missão é Rullian José Kopke Sarmento dos Santos, seminarista de 24 anos:

“Desde que a ideia dessa missão surgiu, nosso bispo, dom Nelson Francelino, bispo presidente da CEPJ, já sinalizava que gostaria de enviar alguns seminaristas para fazer essa experiência, para poder somar ao Setor Juventude de nossa diocese no intuito de dar testemunho, somar experiências e cativar os jovens para seguirem no mesmo caminho”.

Ele conta que está animado com sua participação, pois “além de trazer contributo à vida juvenil em nossa diocese, esses momentos são de grande aprendizado e lapidação para nossa vocação e caminhada formativa”. Ele acrescenta que oportunidades como essa “nos lançam para frente e nos ensinam uma nova forma de enxergar o mundo é de se relacionar enquanto irmãos”.

E finaliza falando que a missão contribuirá para sua vocação e formação:

“Ser padre não é estagnar no meu modo de ser, mas conhecendo os mais variados modos de vida, retirar dali a presença e manifestação de Jesus, que acontece em cada uma dessas formas de viver”.

A Prelazia do Alto Xingu-Tucumã foi criada em 2019 pelo Papa Francisco. A região anteriormente pertencente à Diocese de Xingu-Altamira, tem como bispo prelado o missionário espanhol Dom Jesús María López Mauleón, OAR, e é formada pelos municípios de Tucumã, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Bannach, Cumaru do Norte e Água Azul do Norte, tendo quatro paróquias e quatro áreas pastorais.

A região, inserida na Amazônia Legal, é povoada por povos indígenas e migrantes de outras regiões do Brasil que chegaram, e ainda chegam, esperançosos, buscando trabalho e melhor qualidade de vida.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...