As Igrejas da África, América Latina e Caribe, e Ásia (em uma aliança intercontinental do Sul Global) divulgaram, nesta quarta-feira (13), um documento conjunto durante a COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que está sendo realizada em Belém (PA).
A publicação expressa o compromisso das comunidades católicas das regiões com a justiça climática e socioecológica, o diálogo pela paz e o cuidado da Casa Comum, em sintonia com o apelo do Papa Francisco na Laudato Si’.
O texto destaca que “a crise climática é uma crise humana, espiritual e ética, que desafia nossa fé e nossa responsabilidade diante da criação”, e convoca as comunidades de fé a uma conversão ecológica integral, baseada na solidariedade e no amor ao próximo.
A publicação foi apresentada durante o evento “La Voz Profética del Sur Global por el Cuidado de la Casa Común” (“A voz profética do sul global pelo cuidado da Casa Comum”, em tradução livre), que reuniu lideranças eclesiais e representantes internacionais. Estiveram presentes o cardeal Jaime Spengler (presidente da CNBB e do CELAM), o cardeal Fridolin Ambongo (SECAM, África), o cardeal Felipe Neri Ferrao (FABC, Ásia) e Simon Stiell, secretário-executivo da ONU para Mudanças Climáticas (UNFCCC).
No documento, as Igrejas afirmam que “o clamor da terra e o clamor dos pobres são um só”, ressaltando que o compromisso cristão com o cuidado da criação deve se refletir em ações concretas de solidariedade, defesa dos povos tradicionais e promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Também é enfatizado que a fé cristã deve inspirar modelos econômicos e sociais mais humanos e responsáveis. O texto cita: “Não podemos continuar sustentando sistemas que destroem a vida em nome do lucro. O Evangelho nos chama à sobriedade, à justiça e à partilha”.
.:: LEIA TAMBÉM: Santuário Nacional celebra Finados com gesto da Laudato Sí
live_tv A Rede Aparecida de Comunicação, por meio da equipe da TV Aparecida, acompanhou o momento em Belém. A jornalista Camila Morais, que está presente na COP30, registrou a publicação e compartilhou as imagens do evento, que contou ainda com a presença do cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, e de Emilce Cuda, da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Além desse encontro, também foi realizado nesta quinta-feira o painel “Diálogo Socioambiental pela Paz: Adaptação e Transição Justa”, com a presença de especialistas e líderes religiosos que debateram caminhos concretos de colaboração entre governos, empresas e comunidades de fé para enfrentar os desafios do clima.
O documento encerra com um apelo às comunidades cristãs do sul global:
“Não há verdadeira evangelização sem compromisso com o cuidado da Casa Comum.
A fé que não se traduz em cuidado deixa de ser fé encarnada.”
Com essa iniciativa, as Igrejas da África, América Latina e Caribe, e Ásia reafirmam que o cuidado com a criação é parte essencial da missão evangelizadora da Igreja, convidando cada fiel a agir em favor da vida e da justiça, com esperança e compromisso.
Acompanhe toda a cobertura da COP30 em a12.com/cop30
Fonte: Camila Morais / TV Aparecida
Reze a Novena de Nossa Senhora do Sion, a Virgem dos Milagres
Conheça a história de Nossa Senhora do Sion que nos recorda o poder da intercessão de Maria, que conduz corações à fé e fortalece caminhos de unidade.
Como teve início as relações diplomáticas do Brasil e Santa Sé?
Brasil e Santa Sé celebram 200 anos de diplomacia em 2026, construída por conflitos no Império, normalização na República e cooperação social hoje.
O que é preciso para ser ministro de música? O olhar do grupo "Ir ao Povo"
Qual a diferença entre cantor e ministro de música? Grupo Ir ao Povo fala sobre fé, responsabilidade espiritual e serviço na música cristã católica
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.