Na última semana, foi realizado o lançamento do selo dos 70 anos do Museu Nossa Senhora Aparecida, marcando oficialmente o início das ações comemorativas. Fundado em 8 de setembro de 1956, o instituto cultural celebra 7 décadas de história em 2026 e, como forma de celebrar esse marco, o novo selo já circula junto aos ingressos e ambientes do Santuário.
De acordo com a equipe do museu, representada na pessoa de Rodolfo Cesar, supervisor de visitas monitoradas, a identidade visual também será incorporada à experiência do circuito de visitação por meio de aplicações como adesivos temáticos, materiais de comunicação visual, itens comemorativos como pin, além de ambientes instagramáveis.
"A proposta é fortalecer a identidade visual dos 70 anos e proporcionar ao visitante uma experiência ainda mais afetiva e memorável", afirmou.
Ainda, segundo a equipe, durante o período celebrativo, o Museu preparou uma programação especial com exposições temáticas, momentos fotográficos, visitas monitoradas com escolas, produção de conteúdos históricos e outras ações de valorização da memória e da missão evangelizadora do Museu.
"O objetivo é fazer com que cada visitante se sinta parte desta história construída ao longo de sete décadas", disse Rodolfo.
O supervisor completou que, para o Santuário Nacional e para o Museu, celebrar os 70 anos é reconhecer a trajetória marcada pela preservação da fé e da memória, reforçando a importância de manter viva a história de Nossa Senhora Aparecida e a devoção do povo brasileiro. Além disso, acrescentou que para os colaboradores, é um motivo para se alegrar:
"É motivo de orgulho fazer parte de uma instituição que há décadas acolhe milhões de visitantes e evangeliza através da cultura. É também uma oportunidade de reconhecer o trabalho das equipes que, diariamente, contribuem para que esta missão continue."
Conceito da identidade visual do selo
Segundo o Departamento de Criação e Comunicação Interna do Santuário Nacional, de forma artística, a silhueta de Nossa Senhora foi posicionada entre os números 7 e 0, aproveitando o contorno e formato do algarismo 7 para preencher e desenhar o seu manto.
Já a paleta de cor nos tons de azul e dourado reforçam a identidade padrão do Santuário Nacional e os tons presentes no manto de Nossa Senhora.
A escolha da quantidade de rosas foi feita pela reitoria e pode carregar três significados importantes:
• Uma homenagem aos três pescadores responsáveis por encontrar a imagem de Nossa Senhora nas redes jogadas no Rio Paraíba, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves.
• Uma alusão a tríade espiritual, Pai, Filho e Espírito Santo, ou Oração, Sacrifício e Penitência.
• E a Rosa de Ouro Papal, um ornamento de ouro abençoado e presenteado pelo Papa por reconhecimento a uma devoção excepcional. O Santuário, inclusive, possui exatamente três Rosas de Ouro Papal.
Venha celebrar conosco, faça sua visita!
O Museu, espaço incorporado ao Centro Social Redentorista, foi fundado no prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra, em Aparecida (SP) e, anos mais tarde, foi reinaugurado de forma definitiva na Torre do Santuário Nacional em 12 de outubro de 1967, ocupando os 1.º e 2.º andares.
O local conta com exposições permanentes e temporárias sobre muitos temas ligados à fé. Os visitantes encontram exposições como a Rainha do Céu, Mãe dos Homens: Aparecida do Brasil e a famosa Domus Aurea “Casa de Ouro”, onde estão as Rosas de Ouro ofertadas pelos Papas, ambas no 1º andar.
Visitas podem ser feitas com agendamento (incluindo o acompanhamento de monitores) pelo telefone fixo (12) 3104 -1212 ou com a compra de ingressos na hora. É possível fazer doações no 1º andar da Torre por meio do preenchimento de um Termo de Oferecimento de Bem.
*Estudantes com carteirinha, pessoas acima de 60 anos, professores, guias de turismo e coordenadores de romaria com identificação pagam Meia-Entrada.
add Conheça mais o Circuito de Visitação
SIGNIS Brasil promove curso de Inteligência Artificial
O curso oferece uma proposta de reflexão de acordo com as transformações provocadas pelas novas tecnologias. Confira no post a programação com os temas!
Quem foi Dom Gabriel Paulino, Servo de Deus da Igreja?
O A12 recorda o aniversário natalício de Dom Gabriel Bueno Couto, que foi o primeiro bispo da Diocese de Jundiaí (SP) e reconhecido como Servo de Deus.
Centro Nacional de Fé apresenta subsídio para Eleições 2026
Este material, lançado pelo CEFEP, tem como objetivo conscientizar os cidadãos de seu papel na sociedade durante o período eleitoral. Leia e entenda mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.