Notícias

O mundo digital como instrumento de evangelização

Além de praticar a fé presencialmente nas Igrejas, cada vez mais fiéis estão buscando se aprofundar em Deus através da internet

Escrito por Alberto Andrade

21 JUN 2022 - 14H15 (Atualizada em 30 JUN 2023 - 12H27)

Gustavo Cabral

Dependendo do ano em que você nasceu, será difícil para você entender o impacto real das redes sociais para nossas vidas.

A transformação foi – e é – tão intensa, que criou-se até uma data comemorativa: 30 de junho, dia das mídias sociais ou Social Media Day. Essa mesma data ficou consagrada também como dia do social media, ou do profissional de redes sociais. Ela foi criada em 2010, e desde então, é comemorada em diversas cidades do mundo inteiro, como forma de reconhecimento do impacto das mídias sociais na comunicação global e no mercado como um todo.

E qual o impacto da internet para evangelizar nos dias de hoje?

O Papa Francisco escreveu o prefácio do livro "A Igreja no mundo digital" de Fabio Bolzetta, onde faz análises e incentiva a evangelização em ambiente digital.

“Sabemos que o virtual nunca pode substituir a beleza dos encontros cara a cara. Mas o mundo digital é habitado e deve ser habitado por Cristãos”, comentou o Santo Padre.

Leia MaisQuadro Minuto Digital esclarece dúvidas dos devotos sobre o mundo da internetA força da InternetNo Brasil, a evangelização em ambiente digital deu um grande salto durante a pandemia do coronavírus. Muitos fiéis católicos, seja pelo celular, aplicativos em aparelhos de TV ou computador, criaram hábitos de estar em oração, como forma de se conectarem com a fé, devido ao longo período que ficamos sem estar presencialmente nas igrejas.

O avanço do acesso dos católicos no mundo digital cresce a cada dia. De acordo com dados levantados pela agência de marketing digital Sortlist, em nosso país são gastas exatamente 10 horas e 8 minutos por dia na internet, o equivalente a 154 dias por ano.

É como se este usuário gastasse 145 minutos por dia nas redes sociais, o que corresponde a cerca de 2 horas e 30 minutos, e equivale a pouco menos de 17 horas por semana, ou três dias e 1 hora por mês. É no YouTube que grande parte dos brasileiros passa seu tempo, principalmente com transmissões ao vivo.

Em nosso país, o número é grande de sacerdotes, instituições, dioceses, novas comunidades, movimentos e pastorais que criaram grades de programação em tempo real, para que os fiéis preencham o seu tempo nas redes com oração, reflexões e ensinamentos. Definitivamente, a evangelização na internet transformou a rotina de várias instituições católicas do Brasil. Bons resultados acompanham os evangelizadores no ambiente digital.

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade  - A12
O portal A12 é a voz digital de Nossa Senhora também nas redes sociais


Rede Aparecida sempre focou no ambiente digital

"Ser social media do Santuário Nacional de Aparecida é assumir o compromisso da evangelização digital. É muito além de um trabalho, é uma missão, um propósito de vida poder anunciar a Palavra de Deus e as bem-aventuranças de Nossa Senhora", disse Andreza Galvão, social media do portal A12. 

O Santuário Nacional sempre se destacou em ser pioneiro em propagar a fé católica nos meios digitais. Para ter uma ideia do alcance, os canais de YouTube da Rede Aparecida de Comunicação tem mais de 4,3 milhões de inscritos e  em maio, tiveram mais de 2,4 milhões de visualizações. 

Os veículos da Rede Aparecida de Comunicação e do Santuário somam 1,4 milhão de seguidores no Instagram, 5,5 milhões de seguidores no Facebook e no TikTok têm mais de 1,4 milhão de curtidas.  

Além disso, o Aplicativo Aparecida, completou 2 anos em janeiro de 2023 é a união dos serviços do Santuário, Rede Aparecida de Comunicação e Editora Santuário.

Portal A12
Portal A12


Desde 2010, o A12 tem a missão de propagar a devoção a Nossa Senhora e informar sobre acontecimentos da Igreja no Brasil e no mundo, e iniciativas para mostrar as obras de evangelização do Santuário através dos canais digitais.

O programa A12 Conecta, no canal do portal A12, tem como prioridade dar visibilidade para todos os departamentos do Santuário Nacional, sempre com conteúdos relevantes e apresentados com a linguagem da internet.  Em nosso canal, temos outras produções como o Santo do Dia, Receitas AfetivasWebdocumentários, entre outras produções. 

"A principal missão do Portal A12 é ser a comunicação digital do Santuário Nacional de Aparecida e da Rede Aparecida de Comunicação. Com essa missão buscamos ser um sinal do amor de Deus para as pessoas que buscam crescer em sua caminhada de fé através da internet", disse Ir. Orlando Augusto, C.Ss.R, diretor do portal A12.

Aqui no A12 sempre estamos conectados pela fé




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...