Notícias

O mundo digital como instrumento de evangelização

Além de praticar a fé presencialmente nas Igrejas, cada vez mais fiéis estão buscando se aprofundar em Deus através da internet

Escrito por Alberto Andrade

21 JUN 2022 - 14H15 (Atualizada em 30 JUN 2022 - 15H47)

Gustavo Cabral

Dependendo do ano em que você nasceu, será difícil para você entender o impacto real das redes sociais para nossas vidas.

A transformação foi – e é – tão intensa, que criou-se até uma data comemorativa: 30 de junho, dia das mídias sociais ou Social Media Day. Essa mesma data ficou consagrada também como dia do social media, ou do profissional de redes sociais. Ela foi criada em 2010, e desde então, é comemorada em diversas cidades do mundo inteiro, como forma de reconhecimento do impacto das mídias sociais na comunicação global e no mercado como um todo.

E qual o impacto da internet para evangelizar nos dias de hoje?

O Papa Francisco escreveu o prefácio do livro "A Igreja no mundo digital" de Fabio Bolzetta, onde faz análises e incentiva a evangelização em ambiente digital.

“Sabemos que o virtual nunca pode substituir a beleza dos encontros cara a cara. Mas o mundo digital é habitado e deve ser habitado por Cristãos”, comentou o Santo Padre.

Leia MaisComo se preparar para uma Romaria?No Brasil, a evangelização em ambiente digital deu um grande salto durante a pandemia do coronavírus. Muitos fiéis católicos, seja pelo celular, aplicativos em aparelhos de TV ou computador, criaram hábitos de estar em oração, como forma de se conectarem com a fé, devido ao longo período que ficamos sem estar presencialmente nas igrejas.

O avanço do acesso dos católicos no mundo digital cresce a cada dia. De acordo com dados levantados pela agência de marketing digital Sortlist, em nosso país são gastas exatamente 10 horas e 8 minutos por dia na internet, o equivalente a 154 dias por ano. É como se este usuário gastasse 145 minutos por dia nas redes sociais, o que corresponde a cerca de 2 horas e 30 minutos, e equivale a pouco menos de 17 horas por semana, ou três dias e 1 hora por mês. É no YouTube que grande parte dos brasileiros passa seu tempo, principalmente com transmissões ao vivo.

Em nosso país, o número é grande de sacerdotes, instituições, dioceses, novas comunidades, movimentos e pastorais que criaram grades de programação em tempo real, para que os fiéis preencham o seu tempo nas redes com oração, reflexões e ensinamentos. Definitivamente, a evangelização na internet transformou a rotina de várias instituições católicas do Brasil. Bons resultados acompanham os evangelizadores no ambiente digital.

Rede Aparecida sempre focou no ambiente digital

O Santuário Nacional sempre se destacou em ser pioneiro em propagar a fé católica nos meios digitais. Para ter uma ideia do alcance, os canais de YouTube da Rede Aparecida de Comunicação tiveram, em maio de 2022, 12.552.181 visualizações. Os veículos da Rede Aparecida de Comunicação e do Santuário somam 1,4 milhão de seguidores no Instagram, 4,5 milhões no Facebook e no TikTok têm mais de 1,2 milhões de curtidas.

Além disso, o Aplicativo Aparecida, união dos serviços do Santuário, Rede Aparecida de Comunicação e Editora Santuário, registrou no mês passado, o número de 2.598.302 acessos.

Reprodução - Internet
Reprodução - Internet
TikTok do Santuário bateu a marca de 1 milhão de curtidas


Desde 2010, o
A12 tem a missão de propagar a devoção a Nossa Senhora e informar sobre acontecimentos da Igreja no Brasil e no mundo, e iniciativas para mostrar as obras de evangelização do Santuário através dos canais digitais.

O programa A12 Conecta, no canal Aparecida Ao Vivo, tem como prioridade dar visibilidade para todos os departamentos do Santuário Nacional, sempre com conteúdos relevantes e apresentados com a linguagem da internet. Outro projeto do A12 na esfera digital é o Giro A12, onde mensalmente diversos convidados, de forma presencial ou on-line, conversam sobre conteúdos mais aprofundados em temáticas relevantes ou que viralizaram na internet, com assuntos culturais, históricos e sociais relacionados à nossa fé. 

Para o diretor do A12, Padre Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R, o crescimento da fé a partir do ambiente digital está a luz da mensagem do Dia Mundial das Comunicações de 2019 escrita pelo Papa Francisco que fala das comunidades digitais ás comunidades humanas:

“O ambiente digital é um ambiente de relacionamento humano. Então hoje, o digital e o não digital já não existem mais separadamente, eles coexistem, porque nós estamos conectados pela internet, pelas redes sociais e ao mesmo tempo, estamos em diversas realidades de trabalho, de estudo, de encontros dentro de casa e nas comunidades. Nós estamos sempre conectados”, disse.

E o Sacerdote ainda nos falou que nesse processo é necessário ter bons testemunhos em todos os ambientes onde os Cristãos estão presentes. “Por isso, que o Papa Francisco vem nos incentivar sempre mais, e também nos dias atuais de que precisamos de bons cristãos em todos os ambientes humanos. Então, se tem ser humano no ambiente digital, é missão da igreja estar presente. A missão de todo Cristão que testemunha a sua fé também estar presente, para que juntos a gente possa crescer e amadurecer na nossa fé junto com a Igreja“, concluiu.

Assista ao programa de estreia do A12 Conecta


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.