Por Eduardo Gois Em Notícias Atualizada em 29 JUL 2020 - 11H23

O que é transformação digital?

Shutterstock
Shutterstock


Quando a internet se popularizou, ainda nos anos 1990, jamais imaginaríamos que o
texto, o áudio, o vídeo e a telefonia caberiam na palma da mão, em apenas um dispositivo. Tampouco que as redes sociais pudessem, um dia, pautar a grande mídia tradicional e que cada um com um aparelho celular e com uma boa ideia na cabeça, pudesse fazer de si próprio um veículo de comunicação.

Mas o meio digital tem dado passos além, e hoje pode ser a solução para problemas e meio de transformação social. Isso é o que chamamos de Transformação Digital.

Segundo a especialista em comunicação digital Helena Ferraripodemos chamar de Transformação Digital quando o uso de novas ferramentas e tecnologias nos ajudam e viram soluções para distâncias, como a que vive-se agora com a pandemia e o isolamento social necessário, para alcançar os resultados planejados e permanecer conectado com os públicos de interesse. “Utilizamos dela, não só para este exemplo, mas também para aumento de produtividade, encurtar grandes distâncias, economia em deslocamento e, como consequência, diminuição da nossa taxa de poluição no mundo. Pode representar bem pouco hoje, mas acredito que tende a aumentar, explica Helena.

Para o professor e especialista em Marketing Digital Raphael Falcão, pode-se dizer também que é um processo dinâmico pelo qual empresas e pessoas utilizam a tecnologia pela troca de conhecimento no meio digital e ampliam os resultados de negócios e audiência. “A verdade é que a transformação digital começou sua aceleração depois da segunda guerra mundial com a corrida espacial e o boom de novas tecnologias, como por exemplo, a criação da Internet. O futurista Alvin Toffler falou em seu livro "A Terceira Onda", em 1980, sobre um novo formato de economia, com a digitalização e distribuição do conhecimento. Essa onda digital está mais acelerada e hoje está presente na internet”, conta. Ele também afirma que é uma questão de sobrevivência, principalmente depois da pandemia e a necessidade imposta pelo trabalho remoto.

.:: Você sabe o que significa A12?

.:: Sabia que Nossa Senhora Aparecida está na logomarca do A12?

Conectados pela fé

Shutterstock
Shutterstock


Você gostou do tema? Sobre este e outros assuntos, o A12 vai fazer um evento 100% on-line para comemorar os 10 anos do Portal, no dia 28 de agosto, às 19h. O mais legal é que será totalmente gratuito!

Faça a sua inscrição aqui em www.a12.com/10anos.  Convide os amigos e não fique de fora!

.:: Fãs falam do A12 e como o Portal ajuda na vida deles

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...