Notícias

Os mandamentos do advogado católico

Escrito por Redação A12

11 AGO 2022 - 10H18 (Atualizada em 11 AGO 2022 - 14H00)

David Gyung/ Shutterstock

Neste dia 11 de agosto, é celebrado o Dia do Advogado. A data foi escolhida devido à criação das duas primeiras faculdades de Direito no Brasil, a Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo/SP e a Faculdade de Direito de Olinda, no estado do Pernambuco.

A Igreja possui diversos santos que se formaram em Direito e exerceram a profissão: Santo André Avelino, São Fidelis (Padre Capuchinho), Santo Ivo (padroeiro dos advogados) e Santo Afonso Maria de Ligório (Redentorista), cujo pai foi exigente em seus estudos. Aos 12 anos, Santo Afonso entrou para a faculdade de direito, onde se formou com 16 anos. Terminou os estudos universitários alcançando o doutorado nos direitos civil e canônico e começou a exercer a profissão de advogado.

Em 1723, depois de um longo processo de discernimento, Afonso abandonou a carreira jurídica, definiu-se pelo Evangelho e, não obstante a forte oposição do pai, começou os estudos eclesiásticos. Foi o primeiro passo de sua caminhada.

.:: Veja os 10 mandamentos do advogado por Santo Afonso Maria de Ligório

Inspirado nos mandamentos escritos por Santo Afonso, o presidente da Comissão Especial de Direito Canônico da OAB-SP, Edson Luiz Sampel, escreveu outros 10.

Confira:

  1. Ir à missa aos domingos (preceito de direito divino: 3.º mandamento do decálogo).
  2. À medida do possível, não se esquivar de atender às demandas criminais (preceito de direito divino positivo: Mt 25, 36).
  3. Auxiliar os pobres, preferidos de Jesus (Lc 4,18), patrocinando-lhes as contendas gratuitamente, à medida do possível.
  4. Envidar esforços em prol da conciliação entre seu cliente e a outra parte no processo, desde que não se vulnere a justiça comutativa.
  5. Ser humilde no falar e, principalmente no escrever, a fim de que as pessoas simples consigam compreender as petições, as contestações, os apelos e os pareceres.
  6. Responder com generosidade às consultas jurídicas de seu bispo ou de seu pároco.
  7. Todo dia rezar ao menos um pai-nosso e uma ave-maria, pedindo a intercessão de Santo Ivo (padroeiro dos advogados).
  8. Rezar ao menos uma ave-maria ou uma salve-rainha (“advogada nossa”) imediatamente antes da audiência, requerendo a intercessão de Santo Ivo.
  9. Inscrever-se em associação de advogados ou de juristas católicos.
  10.  Nunca deixar de ser estudante de direito, reciclando-se dia a dia.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...