Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Padre Nazareno Lanciotti, mártir no Brasil, é declarado beato

Papa Francisco autoriza beatificação do sacerdote italiano que viveu um fecundo apostolado no Brasil

Escrito por Giovana Marques

16 ABR 2025 - 15H04 (Atualizada em 16 ABR 2025 - 17H01)

Reprodução Paróquia NS do Pilar/Jauru

Na última segunda-feira, 14 de abril, o Papa Francisco autorizou a promulgação dos decretos relativos à beatificação do sacerdote italiano e mártir Nazareno Lanciotti.

Padre Nazareno, nasceu no ano de 1940, foi ordenado em 1966 e martirizado em 2001. Após alguns anos de ministério em Roma, o sacerdote chegou ao Brasil para a Operação Mato Grosso, em 1971.

Na aldeia de Jauru (MT), fronteira com a Bolívia, o padre iniciou um fecundo apostolado que perdurou por 30 anos de sua vida. Na nova missão, o sacerdote fundou a paróquia de Nossa Senhora do Pilar e 57 comunidades eclesiais rurais.

Reprodução Paróquia NS do Pilar/Jauru
Reprodução Paróquia NS do Pilar/Jauru

Sustentado pela Eucaristia e pela devoção à Virgem Maria, ele implementou a adoração Eucarística diária local e uma instituição de saúde beneficente, que posteriormente se tornou um dos hospitais regionais mais ativos.

Além disso, fundou um seminário menor, construiu uma casa de repouso para idosos, chamada “Coração Imaculado de Maria” e abriu uma escola que atendia centenas de crianças. Era conhecido também por pastorear a juventude e às crianças.

Movimento Sacerdotal Mariano

Constituído por religiosos e fiéis, o movimento se empenha em viver uma experiência próxima e de total confiança à Nossa Senhora, para que pela intercessão da Virgem sejam fiéis à própria consagração batismal e tornem-se testemunhas de fé.

Padre Nazareno foi amigo próximo do Padre fundador do movimento Padre Stéfano Gobbi, de Milão (Itália). Teve grande participação no movimento, desde 1987, e tornou-se diretor nacional para o Brasil. Promoveu incansavelmente a devoção à Nossa Senhora e o movimento no Brasil.

Reprodução Paróquia NS do Pilar/Jauru
Reprodução Paróquia NS do Pilar/Jauru

Mártir no dia da Cátedra de São Pedro

Seu trabalho missionário gerou incômodo e, no dia 11 de fevereiro de 2001, teve sua casa invadida e foi gravemente ferido por dois criminosos. O padre, que amava muito Jesus e dedicou sua vida a inúmeras ações pastorais, veio a falecer em 22 de fevereiro, aos 61 anos.

Leia mais:

::. São Francisco e Jacinta Marto: modelos de fé para as crianças

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...