Notícias

Padres mortos por nazistas na II Guerra Mundial são beatificados

Giuseppe Bernardi e Mario Ghibaudo morreram dedicando-se a salvar a vida dos demais

Escrito por Isabela Araujo

18 OUT 2022 - 10H38 (Atualizada em 18 OUT 2022 - 11H42)

Reprodução/ Dicastério para as Causas dos Santos

Leia MaisConheça o milagre que tornou possível a beatificação de João Paulo INa beatificação de João Paulo I, Francisco condena instrumentalização da féCardeal da Amazônia irá realizar beatificação da Menina BenignaGiuseppe Bernardi e Mario Ghibaudo tinham duas coisas em comum: eram padres diocesanos de Boves, uma comuna italiana, e foram mortos pelos nazistas em 19 de setembro de 1943, em meio à II Guerra Mundial, por tentar salvar os seus semelhantes.

Exemplo da bondade e doação de Deus, os mártires não mediram esforços para cumprirem com os seus ministérios, se aprofundaram, partilharam e foram intermédios do amor de Deus.

Por isso, Giuseppe e Mario foram declarados beatos no último domingo, 16 de outubro.

No perigo extremo não abandonaram o povo a eles confiado, mas os ajudaram até o derramamento de sangue, compartilhando o trágico destino de outros cidadãos, exterminados pelos nazistas. Que seu exemplo desperte nos sacerdotes o desejo de serem pastores de acordo com o coração de Cristo, sempre perto de seu povo". – Papa Francisco durante o Angelus.

Reprodução/ Vatican News
Reprodução/ Vatican News
Beatificação dos mártires Giuseppe Bernardi e Mario Ghibaudo, presidida por Dom Marcello Semeraro, bispo de Albano


Causa das mortes

Giuseppe foi morto aos 46 anos ao mediar a troca de prisioneiros, em que seriam libertos dois alemães capturados. Mesmo tendo êxito em sua missão, o padre foi capturado pelos nazistas, sendo morto e queimado.

Mario, ainda aos 23 anos, foi atingido por tiros e morto por uma facada ao ser visto dando a absolvição ao soldado alemão atingido.

Assista à homilia de beatificação feita por Dom Marcello Semeraro, bispo de Albano, comuna italiana

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...