Notícias

Por que devemos valorizar o relacionamento com nossos avós?

Dia dos avós: dia de São Joaquim e Sant'Ana, os avós de Jesus

Escrito por Lais Silva

26 JUL 2022 - 08H22 (Atualizada em 26 JUL 2023 - 10H15)

Drazen Zigic /Freepik

No dia 26 de julho, a Igreja Católica celebra o dia de Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus.

Nesta mesma data, é comemorado o “Dia dos Avós”, oficializado desde 1913 pela Igreja e enriquecido posteriormente pela celebração do Dia Mundial dos Avós e Idosos, instituído em 2020 pelo Papa Francisco e celebrado no domingo que antecede o 26 de julho.

Ao celebrar esta data, a Igreja recorda a importância da família, dos ensinamentos dos mais velhos e da cultura da fé, que é passada de pai para filho.

Papa Francisco disse, em sua passagem no Brasil, na Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, que o relacionamento entre jovens e idosos tem que ser valorizado.

“Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado” Papa Francisco

Se pensarmos nos idosos como um livro antigo, de uma outra época, com conhecimentos que só quem viveu a época pode nos ensinar, nós entenderemos a importância de um bom relacionamento com nossos avós e talvez, teremos uma ideia do que podemos aprender com eles.

Pelo menos alguma vez na vida, você já deve ter aprendido algo com seus avós, ou com algum idoso que você conheça. Ouvir histórias, compartilhar ensinamentos, trocar experiências, faz parte de uma dinâmica de valorizar nossas origens e construir um futuro.

“Um povo que não protege os avós, um povo que não respeita os avós não tem futuro porque não tem memória, perdeu a memória” Papa Francisco

DenisProduction.com/ Shutterstock
DenisProduction.com/ Shutterstock

Na mensagem para o II Dia Mundial dos Avós e Idosos, celebrado no ano passado, o Pontífice contou que na atualidade existe a cultura do descarte, e que muitas pessoas enxergam esse estágio da vida como uma doença, ou um tempo que não agrega em nada, mas devemos, sim, entender que “mesmo na velhice continuarão a dar frutos”.

"A velhice não é um tempo inútil, no qual a pessoa deva pôr-se de lado recolhendo os remos para dentro do barco, mas uma estação para continuar dando fruto: há uma nova missão, que nos espera, convidando-nos a voltar os olhos para o futuro, afirmou Papa Francisco.

Neste Dia dos Avós, nós devemos valorizar os relacionamentos com nossos “velhinhos”, mas que essa atitude não pare no dia de hoje, mas permaneça como uma rotina em nossas vidas.

Que a cada conversa, os sorrisos se multipliquem. A cada ensinamento, a admiração aumente. E que a cada dia, nós possamos aproveitar ao lado de quem muito tem a nos ensinar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...