Nesta quinta-feira, 12 de maio, durante o 18º Encontro Nacional de Presbíteros, realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), foi lançado no estande da Editora Santuário o livro “Presbíteros Sinodais – Comunhão, Participação e Missão”, do Padre Jésus Benedito dos Santos, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Estiva e professor titular da Faculdade Católica de Pouso Alegre (MG).
Leia MaisPadres participam do Encontro Nacional de Presbíteros em AparecidaDom Orlando na Missa do Crisma: "Deus confiou aos padres o Seu povo"
Em sua sétima obra a respeito da missão dos presbíteros, a quarta publicada pela Editora Santuário, Padre Jésus aborda o importante papel de bispos, sacerdotes e diáconos na animação da vida do Povo de Deus, dentro de suas igrejas locais, para que se construa uma Igreja que seja verdadeiramente sinodal.
A obra é um subsídio de reflexão dedicado, sobretudo, a auxiliar o clero a entender melhor seu ministério ordenado sob a luz da sinodalidade, sendo instrumento nas mãos de Deus para uma maior comunhão e participação na missão da Igreja.
Em entrevista ao A12, Padre Jésus explicou o que significa a sinodalidade, tão abordada nos dias de hoje em nossa Igreja.
"A palavra sínodo lembra caminho! E a sinodalidade é o caminhar juntos. Um convite novo e antigo, porque São João Crisóstomo nos diz que Sínodo e Igreja são sinônimas. Todos os batizados caminham juntos e formam a Igreja de Jesus, e atualmente os últimos Papas estão voltando a abordar essa palavra, um modo de ser Igreja", disse o Sacerdote.
O autor do Livro também informou que a obra é para todos os públicos e não somente para os padres.
"Toda a Igreja é chamada a ser sinodal. Os quatro primeiros capítulos estão voltados para o significado, da espiritualidade e da sinodalidade como centro da palavra Cristã. Somente o último capítulo fala direto ao presbítero. Então, você que é leigo, você que é batizado, que bom você poder ler e entender o que é ser um cristão sinodal, ou seja, aquele que se elevou acima dos outros, porque agora ele não vive mais o conflito, mas sim a unidade ao dialogar com o outro de forma autêntica”, falou o Padre Jésus.
Ao fim da entrevista, o sacerdote mineiro cita exemplos de como podemos ser sinodais em nossa fé católica.
"Vamos ser salvos não é por ter feito algumas práticas de fé, mas sim por viver a fé. E São Paulo diz que não temos que fazer as coisas para Deus, mas sim com Deus. Nossa missão como ministro ordenado é ajudar as pessoas a fazer as coisas com Deus, deixar correr no sangue, o sangue de Jesus em nossas atitudes. Maria é mãe da sinodalidade, ela convida a todos a seguir seu filho na construção desse mundo mais fraterno, onde todos vivem aquilo que está na Palavra de Deus, que 'Vós todos sois irmãos' (Mt 23,8)."
Você encontra o livro “Presbíteros Sinodais – Comunhão, Participação e Missão” nas Livrarias Santuário e também neste link.
:: Confira a entrevista completa do Pe. Jésus para o A12
Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Serão 26 grandes eventos de forma presencial e online para peregrinos de todo o mundo
CEFEP abre inscrições para curso de formação política
Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do CEFEP, com início em 2025. Bolsa disponível para candidatos com dificuldades financeiras. Saiba mais.
Pascom lança série de podcasts inspirados no mês da Bíblia
No Mês da Bíblia, a série de podcasts "Uma história que se renova" oferece reflexões e orações para comunicadores católicos. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.