Primeira Coletiva da 59ª AG apresenta iniciativas para uma consciência política
Em ano eleitoral, a Assembleia dos Bispos destaca a necessidade dos cristãos buscarem uma boa preparação para as eleições de 2022.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil iniciou, nesta segunda-feira (25), a primeira etapa da 59ª Assembleia Geral, de forma virtual. Mais de 300 bispos estão reunidos remotamente, para discutirem temas importantes relacionados ao tema central do encontro deste ano: ‘Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão’.
Na primeira coletiva da 59ª Assembleia, participaram o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz e o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo da diocese de Tocantinópolis (GO), dom Giovane Pereira de Melo.
Cartilha de Orientação Política 2022

Durante sua explanação, Dom Geremias apresentou a Cartilha de Orientação Política 2022, produzida pelo Regional Sul 2: “Desde 2006, o Regional Sul 2 produz uma cartilha sobre política, ajudando na conscientização do nosso povo”, explicou o presidente do Regional.
O tema da cartilha é ‘A política melhor’, inspirada na Carta Encíclica do Papa Francisco, a ‘Fratelli Tutti', em especial o Capítulo 5º, em que o Papa Francisco desenvolve essa questão da política melhor, com foco no bem comum.
O subsídio é dividido em três blocos:
1. A Igreja e a Política;
2. As eleições Gerais de 2022; e
3. A política em favor da vida integral.
De acordo com o bispo, a cartilha quer ajudar as pessoas a reconhecerem todos os seres humanos como irmãos e irmãs, buscando uma consciência política que vise a caridade, a fraternidade social e a responsabilidade cristã.
A cartilha estará disponível para a venda a partir do dia 3 de maio, no site da CNBB Regional Sul 2: www.cnbbs2.org.br .
Projeto ‘Encantar a Política’
Dom Giovane foi o segundo bispos a participar da coletiva, para falar sobre o projeto ‘Encantar a Política’ do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

A iniciativa contempla um caderno de formação política para as Eleições de 2022, que terá sua versão impressa e também será disponibilizado para download. A finalidade, é servir como instrumento para o fortalecimento da democracia no Brasil, detalhou o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato.
“O objetivo desse projeto é atuar na consciência do eleitorado brasileiro, por meio de um processo que leve a uma leitura crítica do momento atual e que aponte para as necessidades de um exercício de uma cidadania ativa”, destacou.
O prelado ressaltou que o projeto vai para além das eleições de 2022, já que busca oferecer uma formação política permanente, tendo como ponto de partida as encíclicas ‘Evangelli Gaudium’, ‘Laudato Si’ e ‘Fratelli Tutti’.
“O texto trata a política como decorrência da ética e do amor, daí estamos em muita comunhão com a Cartilha do Regional Sul 2. O que queremos com essa política melhor, que é inspirada no mandamento do amor, é potencializar o voto em favor da democracia”, ressaltou dom Giovane.
O bispo da diocese de Tocantinópolis (GO) também comentou que além do caderno, o projeto visa a promoção de um curso sobre ‘Planejamento de Campanha Eleitoral’ que será feito em parceria com a Escola Casa Comum, ligada ao NESP da PUC Minas e ainda, um Seminário Nacional, que vai acontecer entre os dias 13 e 15 de maio, em Brasília, com o objetivo de capacitar multiplicadores e parceiros, para que todos os estados brasileiros sejam atingidos.
O lançamento oficial do projeto ‘Encantar a Política’ está previsto para acontecer no dia 28 de abril.
Fazem parte da parceria para o desenvolvimento do caderno o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, o Movimento Nacional de Fé e Política, a Rede Brasileira de Fé e Política, a 6ª Semana Social Brasileira, a Pastoral da Juventude (PJ), a Pastoral da Juventude no Meio Popular (PJMP,) os Padres da Caminhada, a Rede Brasileira Justiça e Paz e outras organizações.

Despedida de Dom Vicente marca a celebração da Festa de Bom Jesus, em Pirapora
Confira a cobertura que o Portal A12 realizou da festa do dia do Senhor Bom Jesus de Pirapora.

Terceiro Maior Santuário de São Miguel fica no Paraná
O terceiro maior Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo está localizado na cidade de Bandeirantes no estado do Paraná, que compõe um dos principais polos de turismo religioso da região. Mensalmente, todo dia 29, são feitas celebrações por cura e libertação no local.

Mês de reflexão e ação: enfrentamento da violência contra a mulher
Neste Agosto Lilás, somos instruídos a pensar em formas de enfrentar casos de violência contra a mulher. Veja a iniciativa da ONU sobre a questão.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.