Entre os dias 9 e 11 de novembro aconteceu o 2º Encontro Internacional de Reitores e Trabalhadores de Santuários na Sala Paulo VI, no Vaticano.
No último dia do evento, o Papa Francisco enfatizou que os locais de peregrinação devem proporcionar ao devoto uma acolhida fraterna e misericordiosa.
"Em nossos santuários, dá-se muita atenção ao acolhimento, e com razão. Por favor, não se esqueçam disso: recebam bem os peregrinos. Ao mesmo tempo, deve-se dar o mesmo cuidado pastoral ao momento em que os peregrinos deixam o santuário para retornar à sua vida normal: que eles recebam palavras e sinais de esperança, para que a peregrinação que fizeram alcance seu pleno significado".
Leia MaisEncontro de reitores reflete a gestão dos santuários na atualidadeConheça Santuários no Brasil com Adoração ao Santíssimo 24 horas por diaNos estúdios da Rádio Vaticano, o jornalista Silvonei José recebeu o atual reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R. e o Padre Domingos Sávio, C.Ss.R., que já foi reitor da Casa da Mãe, e falaram da audiência com o Santo Padre e das atividades do importante evento.
Durante a entrevista, Padre Catalfo comentou sobre as recomendações de Francisco aos representantes dos templos em todo o mundo.
"A palavra do Papa foi muito significativa no sentido de mostrar que o santuário é principalmente um lugar de oração, de profunda experiência com Deus. E nessa oração, a reconciliação e o perdão dos pecados ganham espaço fundamental. O Papa insiste que todo santuário no Brasil e no mundo deve ser lugar de perdão, de misericórdia, de encontro com Deus".
Padre Domingos também ressaltou a preocupação do Santo Padre para que o santuário seja um lugar de acolhimento e consolação.
"Eu penso que tentamos lá em Aparecida, sobretudo na acolhida sacramental da reconciliação, ser esse coração de mãe, acolhendo realmente os filhos dela. A partir sobretudo dessa experiência sacramental de reconciliação, muitos saem até chorando de alegria por terem se reencontrado e encontrado Deus, ter encontrado Nossa Senhora Mãe e, assim, poder retomar a sua vida com essa nova força que recebem no santuário".

Silvonei abordou com os redentoristas que o amoroso acolhimento do Santuário Nacional se traduz até na expressão "Casa da Mãe", comum entre os romeiros e utilizada com frequência e carinho pelos peregrinos, como explicou o Padre Catalfo.
"Já há muitos anos as pessoas se referem ao Santuário de Aparecida como a Casa da Mãe. Muitos de nós saímos das casas das nossas mães já há muitos anos por vários motivos, mas quando a gente chega a Aparecida nós temos essa memória afetiva de estar de fato na casa da mãe, onde a gente pode sentar no chão, abrir a geladeira, ficar à vontade na alegria e na companhia de Nossa Senhora, crescer também na fé em Jesus Cristo."
Casa da Mãe rumo ao Jubileu de 2025
2024 será dedicado a oração com toda a Igreja em preparação ao Jubileu durante todo o ano de 2025, onde 32 milhões de peregrinos são esperados em Roma.
O Ano Santo terá como tema "Peregrinos da esperança". O Encontro de Santuário centrou seus conteúdos na oração, seja na música, na piedade popular, na arte e em outros aspectos. Padre Eduardo Catalfo ressalta que o próprio projeto pastoral do Santuário Nacional traz a proposta de fazer com que Nossa Senhora acolha os peregrinos da esperança num movimento alegre e jubiloso.
"A oração é o grande meio de salvação, como define Santo Afonso, a oração é o encontro com Deus, o grande meio de salvação, o crescimento da fé e ponto de partida para qualquer peregrinação, uma oração que nos leva a prática da justiça, da caridade, a viver verdadeiramente como cristãos. Imagino que terminado este tempo pós Pandemia, temos um movimento jubiloso, fazendo com que a gente faça do Santuário um lugar de reconciliação e de alegria em estar na presença da Mãe".
.:: Igreja no Brasil se prepara para o Jubileu 2025
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.