Com o intuito de ressaltar a importância do cuidado com a criação e promover a preservação ambiental como justiça social, a Igreja no Brasil trouxe na Campanha da Fraternidade deste ano o tema Fraternidade e Ecologia Integral.
O tema escolhido vai de encontro com a Pastoral da Ecologia Integral que, desde 2020, vem se estruturando no estado de São Paulo com o apoio da Regional Sul 1 da CNBB.
Com a mesma perspectiva da campanha, a Pastoral ressalta a interdependência entre as formas de vida e a importância de cuidar da casa comum e, durante a ampla abordagem do assunto neste ano, a Regional Sul 1 lança o Guia da Pastoral da Ecologia Integral.
O Guia foi fruto da 1ª Assembleia da Pastoral da Ecologia, que ocorreu em 2024, com o objetivo de estruturar melhor suas ações. Trata-se de um documento com missão, visão, valores e as formas de atuação. O texto foi escrito por meio de muitas consultas e consenso de agentes pastorais, um processo especialmente liderado por leigos.
O bispo de Itapeva, Dom Eduardo Malaspina, referencial da Pastoral da Ecologia Integral, afirma em vídeo divulgado pela CNBB que o Guia não é apenas um documento, mas também um convite à ação para as arquidioceses, dioceses e paróquias do Regional Sul 1.
De acordo com a nota da CNBB, o Guia é uma ferramenta para leigos católicos se engajarem e, terá sua divulgação impulsionada durante a Campanha da Fraternidade.
Você pode acompanhar a apresentação deste documento em uma live pelo canal do YouTube do Regional Sul 1 em @CNBBSUL1, marcada para o dia 20 de março, às 19h.
Baixe o Guia da Pastoral da Ecologia Integral clicando aqui:

O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.