Notícias

Santa Paulina recebe título de Cidadã Paulistana

Honra póstuma foi entregue no dia 6 de agosto para celebrar os 20 anos da canonização da primeira Santa do Brasil

Escrito por Alberto Andrade

12 JUL 2022 - 16H10 (Atualizada em 09 AGO 2022 - 08H37)

Santuário de Santa Paulina - Nova Trento

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição celebra em 2022 o ano jubilar pelos 20 anos de canonização e 80 anos da morte de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Leia MaisMês festivo em honra a Santa Paulina acontece em Nova Trento (SC)A exemplo de Santa Paulina, Lar Nossa Senhora Aparecida é modelo de cuidado e caridade

Ao recordar esta data, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu o título póstumo de Cidadã Paulistana à religiosa, em reconhecimento pelos trabalhos sociais realizados na cidade por ela e pelas Irmãzinhas.

A entrega da honraria aconteceu em uma Sessão Solene na tarde do dia 6 de agosto, na sede geral da Congregação, localizado no bairro do Ipiranga, região norte da capital paulistana.

Irmã Rosane Lundin, madre geral da Congregação recebeu a homenagem da vereadora Juliana Cardoso, autora do Decreto Legislativo 70/2021 que concedeu o título póstumo para Santa Paulina.


Santuário de Santa Paulina - Nova Trento
Santuário de Santa Paulina - Nova Trento


Legado da Madre em São Paulo

No ano de 1903, após anos ficando em Nova Trento (SC), Paulina foi eleita Superiora Geral para um mandato vitalício e, nesse mesmo ano, mudou-se para o Bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), onde cuidou de ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres.

Ainda naquele mesmo ano, Santa Paulina foi deposta do cargo de Superiora Geral pela autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista (SP) a fim de cuidar dos doentes e asilados, dedicando-se a essa obra por nove anos.

Retornou, em 1912 para São Paulo, passando a viver na sede Geral da Congregação, onde testemunhou uma vida de santidade, acompanhando e orando pelas irmãs que partiam em missão para novas fundações. Mesmo com muitos problemas de saúde, ela nunca parou de ajudar o próximo.


Santuário de Santa Paulina - Nova Trento
Santuário de Santa Paulina - Nova Trento
Sessão Solene que concedeu a Santa Paulina o titulo de Cidadã Paulistana


Festa no Santuário catarinense

Foi realizada até  31 de julho no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC). No dia 9 de julho, data da sua Páscoa definitiva, houve Santa Missa e procissão no entorno do Santuário. E no domingo (10), a celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jonck.

Padre Aldo Lisboa, scj, capelão do Santuário Santa Paulina, falou da celebração da 31ª festa para a primeira Santa brasileira:

"Esse mês para nós é muito importante! Acolhemos os peregrinos que aqui pedem a intercessão da Santa Madre. Celebramos a primeira Missa no sábado às 5h30 da manhã justamente no horário que ela fez sua Páscoa. Santa Paulina doou sua vida pelo trabalho religioso e caridoso no seu apostolado e que o Brasil também tem ela como intercessora!", concluiu.

Também em razão do ano jubilar, as pessoas que visitarem o Santuário em Nova Trento até o dia 16 de dezembro podem lucrar indulgências plenárias. Segundo o manual das indulgências, “a indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”.

A indulgência plenária pode ser aplicada a si mesmo ou a alguém que já morreu. Para obter uma indulgência é necessário seguir as condições usuais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa.


Programa Igreja em Saída cobriu a Sessão Solene em São Paulo



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...