Nesta sexta-feira, 7 de junho, o Papa Francisco anunciou a nomeação de dois novos bispos para dioceses brasileiras.
O Padre Adalberto Donadelli Júnior, do clero de Joinville (SC), foi nomeado como o quinto bispo para a diocese de Rio do Sul (SC).
Dom Júlio César Souza de Jesus, que era bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE), agora foi nomeado como bispo da diocese de Floriano (PI). A diocese estava vacante desde que ocorreu a transferência de Dom Edivalter Andrade para a diocese de Parnaíba (PI), em 8 de novembro de 2023.
Padre Adalberto Donadelli Junior
Nascido em Paranavaí (PR) no dia 26 de dezembro de 1974. Entrou para o Seminário dos Missionários Servos dos Pobres, em Curitiba (PR), em 1990. Cursou a Faculdade de Filosofia, no Studium OSBM, em Curitiba (PR), de 1997 a 1999. No ano de 2000, ingressou no seminário teológico da Diocese de Joinville. Cursou a Faculdade de Teologia no Instituto de Teologia de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis, de 2000 a 2003.
Em 14 de agosto de 2004, foi ordenado diácono. Foi ordenado Presbítero no dia 16 de outubro de 2004, em Joinville, pela imposição das mãos de Dom Orlando Brandes. Fez mestrado em Teologia Espiritual pelo Teresianum em Roma, de 2009 a 2011.
Dom Júlio César Souza de Jesus
Nascido em 27 de fevereiro de 1971 em Goiânia, no Estado de Goiás. Concluiu seus estudos em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (1991-1993) e os de Teologia no Seminário Maior de Teresina (1994-1997). Obteve então uma Licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2005-2007).
Foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1998 para a arquidiocese de Teresina, onde ocupou os seguintes cargos: Pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Demerval Lobão (1998-2006) e de Santa Luzia em Teresina (2009) −2014), Vice-Reitor do Seminário Maior para os alunos de Filosofia (2007-2013). Pároco na Paróquia Menino Jesus de Praga em Teresina, professor do Seminário Maior, Diretor Espiritual e professor da Escola Diaconal.
Foi nomeado como bispo auxiliar para a arquidiocese de Fortaleza em 11 de julho de 2018, tendo se ordenado em 30 de setembro do mesmo ano. Sua posse aconteceu em 6 de outubro de 2018.
Em carta, CNBB manifesta apoio aos nomeados
As cartas de saudação enviadas pela CNBB, assinadas pelos arcebispos e bispos mais proeminentes do Brasil, destacaram a importância do ministério dos novos bispos para a Igreja e para a sociedade local.
Ambas expressam votos de sucesso e bênçãos em sua nova missão, destacando sua integridade e sua capacidade de liderança e desejando-lhes um ministério frutífero e abençoado.
Fonte: CNBB
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.