| Este é um conteúdo seriado. O A12 e a Editora Santuário se unem para evangelizar por meio da literatura. O padre Edvaldo Manoel Araújo, C.Ss.R. lê livros escolhidos a dedo, com “trechos que tocam a alma” de quem lê. |
São Bernardo de Claraval, uma das figuras mais influentes do cristianismo medieval, celebrado pela Igreja no dia 20 de agosto, é conhecido por suas profundas homilias e sermões que devem ser, nos dias atuais, fonte de pesquisa e contemplação da fé.
Seus sermões e homilias eram variados, falam da liturgia, da vida dos santos e também sobre a mística do Amor Divino e eram parte de sua missão de orientar, instruir e inspirar os fiéis na vida cristã.
Como monge da Ordem de Cister e abade de Claraval, ele tinha um papel central na formação espiritual da comunidade monástica e dos leigos que buscavam sua orientação.
Suas homilias e sermões eram meios de comunicar os ensinamentos da fé, aprofundar a compreensão das Escrituras e promover a devoção a Deus.
Conheça um trecho inspirador de seus sermões e homilias lido pelo Pe. Edvaldo Manoel Araújo, C.Ss.R., com o intuito de tocar sua alma:
A obra da Editora Santuário, escrita por Pe. Lucas Araújo Dutra, apresenta uma análise cuidadosa das principais obras do Santo, destacando a espiritualidade de seus ensinamentos.
O livro é dividido em dois grupos principais: Homilias e Sermões. Dentro dos sermões, são abordados quatro subgrupos específicos: sermões sobre o Cântico dos Cânticos, sermões litúrgicos, sermões sobre os santos e sermões diversos.
Dessa forma, conhecer o legado espiritual de São Bernardo fará com que, por meio de suas palavras, continue a iluminar o caminho de muitos fiéis.
Confira o trecho destacado para reflexão:
São Bernardo nos aconselha a deixarmo-nos levar pelos aromas do Altíssimo e assim superaremos as mudanças da prosperidade e adversidade, esperando a estabilidade em Cristo, que é própria da eternidade dos justos. Não creiamos que os que renunciam à riqueza se lhes dará consolo maior depois da morte. Receberão a verdadeira riqueza já durante esta vida mortal, pois não dependerão do capricho da fortuna e das variações dos negócios. Em outras palavras, desfrutarão plenamente dos bens que Deus deixa ao alcance do ser humano. |
Leia + 5 fatos sobre São Bernardo, um grande líder espiritual
O que é o Natal? Entenda a sua origem e significado
A celebração do nascimento de Jesus em 25 de dezembro surgiu aos poucos e foi consolidada séculos depois na história da Igreja. Entenda o significado e origem.
Vocação Catequista: catequese e o envolvimento familiar
É no lar que a criança dá os primeiros passos na fé e aprende a amar a Deus, por isso a participação da família na catequese é essencial. Confira o episódio!
Economia solidária é uma resposta às crises atuais
Conheça o livro "Economia solidária e Vínculos" e aprenda novas formas de viver o trabalho, autogestão e solidariedade para transformar a vida e a sociedade hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.