Notícias

Semana Laudato si' traz reflexões sobre o cuidado urgente com a Casa Comum

Escrito por Lais Silva

24 MAI 2022 - 16H01 (Atualizada em 25 MAI 2022 - 08H47)

Romolo Tavani / Shutterstock

A Semana Laudato si' está acontecendo de 22 a 29 de maio, apresentando eventos que visam repercutir, de forma global, regional e local, os objetivos da Laudato si'.

Entre os tópicos que estão sendo abordados está o combate ao colapso da biodiversidade e o papel dos combustíveis fósseis nos conflitos e na crise climática. Outro ponto importante é sobre como a população pode acolher os mais necessitados.

Está na programação um encontro para estudar formas de dar visibilidade e força às vozes indígenas em vista da conferência da ONU sobre biodiversidade, que será realizada este ano.

A semana reúne diversos palestrantes e uma programação que vai abordar vários temas que tratam medidas para melhorias da Casa Comum, em diversos países, bem como um documentário que será exibido nos canais do Facebook e YouTube.

Reprodução/ Vatican News
Reprodução/ Vatican News

Laudato si'

Neste ano a Carta Encíclica Laudato si', do Papa Francisco, completa sete anos. No texto, o Papa falou sobre o cuidado com a Casa Comum, em outras palavras o planeta Terra, sugerindo cuidado com a natureza, as ações que agridem a Terra e o cuidado também com o próximo.

"Há uma ligação clara entre a proteção da natureza e a construção de uma ordem social justa e equitativa. Não pode haver uma renovação da nossa relação com a natureza sem uma renovação da própria humanidade".

Leia MaisReze o Rosário Ecológico no aniversário da encíclica Laudato Si A Encíclica é sobre mais do que se atentar com os cuidados ao meio ambiente. 

O Papa lembrou que a crise social e ambiental são partes do mesmo problema, e que todas as ações devem ser mudadas e analisadas.

“O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum”.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...