Notícias

Testemunhos: ser padre no Santuário Nacional

"O ministério sacerdotal no Santuário é como o oxigênio que eu respiro"

Escrito por Letícia Dias

04 AGO 2022 - 14H02 (Atualizada em 04 AGO 2022 - 14H57)

Fabio Loredo/ Shutterstock/

Neste dia 04 de agosto, a Igreja celebra o Dia do Padre. Essa comemoração está fortemente ligada à festa de São João Maria Vianney, proclamado padroeiro dos párocos e sacerdotes pelo Papa Pio XI na mesma data, no ano de 1929. Leia MaisO que leva um jovem a ser padre ou religioso nos dias de hoje?Padre, Cônego, Monsenhor, Monge e Frei: quais as diferenças?

O A12 conversou com três padres, missionários redentoristas, que exercem o ministério sacerdotal no Santuário Nacional.

Confira a experiência pessoal de cada um deles com a vocação e os serviços a eles destinados na Casa da Mãe Aparecida:

Padre Camilo Júnior, C.Ss.R.

"A vocação sacerdotal é dom de Deus. Unicamente por amor Ele nos chama, nos consagra e nos confia uma missão especial para continuarmos a presença de Jesus junto à vida das pessoas, bem como levarmos o anúncio do Evangelho, a Palavra da Salvação e revestirmos o coração humano de esperança.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Sou imensamente feliz em ser padre, poder celebrar com o povo, poder acolher o testemunho de fé do povo e levar tudo isso para o altar. Em ser padre, tanto celebrando os sacramentos, mas também sendo aquele que acolhe, escuta e orienta e que reza junto ao coração dos fiéis.

Viver o meu ministério sacerdotal no Santuário Nacional de Aparecida é uma grande benção!

Poder acolher devotos que vêm de tantos lugares trazendo sentimentos no coração e encontram na Casa da Mãe esse lugar especial de renovar a fé e de revestir-se da esperança que é o próprio Cristo.

Sinto-me muito feliz e abençoado em poder viver o meu ministério sacerdotal na Casa de Nossa Senhora porque, se cheguei a ser padre, é por intercessão de Maria. Confiei minha vocação a Ela e Ela mesma me conduziu pelo caminho nos vários anos de formação.

Sou um sacerdote profundamente grato à Nossa Senhora, a Mãe do Bom Pastor, Mãe de todos os padres".


Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R.

"O ministério sacerdotal é sempre uma graça, uma bênção para a pessoa que o recebe. Sou muito grato a Deus por ter me chamado a vida como missionário redentorista, primeiro como religioso, depois como sacerdote, e depois de ter vivido esse meu serviço ministerial, servir a igreja e a congregação do Santíssimo Redentor por 38 anos.

Ivan Simas
Ivan Simas

O ministério sacerdotal é também uma bênção para o povo, para as pessoas que o recebem. Por isso, precisamos nos esforçar para sermos ministros santos, porque nós exercermos um ministério que é santo, pois vem do próprio Deus através de Jesus.

Durante a semana na Rede Aparecida de Comunicação, nós temos um trabalho mais executivo, podemos assim dizer, seja no rádio, na TV, no portal. Por isso, estar em contato com o povo fortalece a nossa missão, a minha missão.

É como se nós nos revigorássemos por meio do povo, que podemos atender seja pela prática sacramental, seja pelo aconselhamento e até mesmo um encontro que temos com as pessoas nas arcadas e nos corredores do Santuário Nacional.

Posso dizer que, para mim, particularmente, o ministério sacerdotal no Santuário é como o oxigênio que eu respiro, aquilo que dá forças, coragem e sustentação ao meu ministério".


Padre Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R.

Exercer o meu ministério sacerdotal no Santuário Nacional é uma grande escola, devido à experiência pastoral que o Santuário nos propicia, sobretudo, pelo contato com tantos devotos, romeiros de Nossa Senhora Aparecida que por aqui passam.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral

Cada um traz a sua história, compartilhando a sua devoção, trazendo suas necessidades e angústias, seu agradecimento com o coração aberto e sincero.

Para mim, significa, então, poder colocar o meu ministério sacerdotal no colo de Nossa senhora nesses primeiros meses como sacerdote, para estar junto Dela, para trabalhar para Ela, seja no seu santuário, seja nos meios de comunicação, de modo direto no Portal A12.

Que Ela possa me ensinar a servi-la no meu ministério!

Busco aprender sempre mais com as virtudes de Nossa Senhora e as virtudes de tantos devotos, com as virtudes da minha equipe de trabalho, que ajudam a edificar a minha vocação e o meu ministério".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.