Notícias

Os testemunhos dos padres do Santuário Nacional

Os sacerdotes Redentoristas falam ao A12 da alegria e responsabilidade em servir a Deus na Casa da Mãe Aparecida

Escrito por Letícia Dias

04 AGO 2022 - 14H02 (Atualizada em 04 AGO 2023 - 11H48)

Fabio Loredo/ Shutterstock/

Neste dia 4 de agosto, a Igreja celebra o Dia do Padre. Essa comemoração está fortemente ligada à festa de São João Maria Vianney, proclamado padroeiro dos párocos e sacerdotes pelo Papa Pio XI na mesma data, no ano de 1929. 

Leia MaisComo entender o chamado de Deus para a vocação sacerdotal?O A12 conversou com três padres, missionários redentoristas, que exercem o ministério sacerdotal no Santuário Nacional.

Confira a experiência pessoal de cada um deles com a vocação e os serviços a eles destinados na Casa da Mãe Aparecida:

Padre Camilo Júnior, C.Ss.R.

"A vocação sacerdotal é dom de Deus. Unicamente por amor Ele nos chama, nos consagra e nos confia uma missão especial para continuarmos a presença de Jesus junto à vida das pessoas, bem como levarmos o anúncio do Evangelho, a Palavra da Salvação e revestirmos o coração humano de esperança.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


Sou imensamente feliz em ser padre,
poder celebrar com o povo, poder acolher o testemunho de fé do povo e levar tudo isso para o altar. Em ser padre, tanto celebrando os sacramentos, mas também sendo aquele que acolhe, escuta e orienta e que reza junto ao coração dos fiéis.

Viver o meu ministério sacerdotal no Santuário Nacional de Aparecida é uma grande benção!

Poder acolher devotos que vêm de tantos lugares trazendo sentimentos no coração e encontram na Casa da Mãe esse lugar especial de renovar a fé e de revestir-se da esperança que é o próprio Cristo.

Sinto-me muito feliz e abençoado em poder viver o meu ministério sacerdotal na Casa de Nossa Senhora porque, se cheguei a ser padre, é por intercessão de Maria. Confiei minha vocação a Ela e Ela mesma me conduziu pelo caminho nos vários anos de formação.

Sou um sacerdote profundamente grato à Nossa Senhora, a Mãe do Bom Pastor, Mãe de todos os padres".


Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R.

"O ministério sacerdotal é sempre uma graça, uma bênção para a pessoa que o recebe. Sou muito grato a Deus por ter me chamado a vida como missionário redentorista, primeiro como religioso, depois como sacerdote, e depois de ter vivido esse meu serviço ministerial, servir a igreja e a congregação do Santíssimo Redentor por 38 anos.

Arquivo Provincial
Arquivo Provincial


O ministério sacerdotal é também
uma bênção para o povo, para as pessoas que o recebem. Por isso, precisamos nos esforçar para sermos ministros santos, porque nós exercermos um ministério que é santo, pois vem do próprio Deus através de Jesus.

Durante a semana na Rede Aparecida de Comunicação, nós temos um trabalho mais executivo, podemos assim dizer, seja no rádio, na TV, no portal. Por isso, estar em contato com o povo fortalece a nossa missão, a minha missão.

É como se nós nos revigorássemos por meio do povo, que podemos atender seja pela prática sacramental, seja pelo aconselhamento e até mesmo um encontro que temos com as pessoas nas arcadas e nos corredores do Santuário Nacional.

Posso dizer que, para mim, particularmente, o ministério sacerdotal no Santuário é como o oxigênio que eu respiro, aquilo que dá forças, coragem e sustentação ao meu ministério".


Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

Thiago Leon
Thiago Leon
Maria, ensinai-nos que Vocação é Graça e Missão!


Não me vejo não sendo padre! O sacerdócio e a vocação redentorista são um dom de Deus muito especial. Por isso, a nossa gratidão a Deus, a nossa gratidão muito especial aos meus familiares e, sobretudo, a Congregação Redentorista que me acolheu e que me educou. Que nós possamos viver a alegria de anunciar a copiosa redenção.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida está no horizonte de todo Missionário Redentorista! O trabalho aqui é muito compreensível, um grande desafio e um grande presente trabalhar aqui. Todo redentorista é um devoto de Aparecida. Entrei no seminário muito novo ainda, e na primeira vez que me deparei com a Imagem de Nossa Senhora, eu senti esse desejo sincero de viver a fé com entusiasmo. A fé também é alegria em ser cristão!

Nosso trabalho aqui na Casa da Mãe Aparecida é fazer como que o romeiro tenha esta oportunidade de ver a graça de Deus! E destaco um lugar muito especial no Santuário: o confessionário! É lá que o trabalho redentorista se faz presente e de maneira muito bonita, o tempo de reconciliação com Deus para muitas pessoas!".  


Padre Ferdinando fala sobre a vocação sacerdotal


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...