O que fazer nos encontros de catequese no próximo mês?
Confira abaixo três sugestões de encontros que unem oração, criatividade e aprendizado, ajudando os catequizandos a compreender melhor os temas do mês e a viver em comunhão com a Igreja.
1. Todos os Santos: uma festa com os amigos do céu
O mês de novembro começa com a celebração de todos os santos e santas da Igreja, solenidade em que muitas famílias, escolas e catequeses promovem a “festa dos santos”.
Celebração de todos os Santos
Essa é a primeira dica para realizar com as crianças e jovens no primeiro encontro de catequese do mês: uma confraternização com a caracterização em honra a todos os santos.
Algumas sugestões práticas:
Além da ação envolver os pais na evangelização das crianças, ela conduz os pequenos, naturalmente, a conhecer e admirar as virtudes e personalidade do santo.
Essa é uma oportunidade também de refletir nas bem-aventuranças de Jesus, como caminho vivido pelos santos e chamado para todos.
Além disso, é importante reforçar para as crianças sobre a intercessão dos santos, explicá-las que podem contar com eles para as suas necessidades.
"Por estarem mais intimamente unidos a Cristo, os habitantes do céu contribuem para fortalecer mais firmemente a Igreja na santidade (...). Eles não cessam de interceder por nós junto ao Pai, oferecendo os méritos que adquiriram na terra por meio do único Mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus (...).” (CIC, 956)
A segunda dica é dedicar um encontro para ensinar a rezar pelos falecidos e todas as almas que se encontram no purgatório. Em razão do dia de finados, celebrado no dia 2 de novembro, essa é uma oportunidade para:
Cada vez mais nos aproximamos do fim do Ano Litúrgico e início do Advento. Por isso, a última dica é aproveitar esse momento propício para explicar que a Igreja tem um “calendário diferente”, que se orienta pela vida de Jesus.
Promova a reflexão de que o Advento é um tempo de espera e preparação para o Natal.
add_box Confira mais dicas essenciais para catequistas prepararem encontros
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.