Nosso cotidiano está cheio de acontecimentos que desencadeiam sentimentos, por vezes inesperados, como a tristeza e a alegria.
Em muitos desses momentos, podemos nos sentir sozinhos ou incompreendidos. O que nos ajuda é a oração, pois diante de Deus não somos desconhecidos, pelo contrário, somos vistos e ouvidos.
Leia ➕ Os Salmos: uma escola de oração
Dentre as várias orações, existem os Salmos, que não são textos teóricos, mas dotados de humanidade. Sabe por quê? Trata-se de invocações ou louvores, relacionados aos dramas e contentamentos reais que vivemos, que nascem na experiência viva da nossa existência.
Conforme dizia o saudoso Papa Francisco, este é um livro da Bíblia que “nos comunica ‘o saber rezar’ através da experiência do diálogo com Deus.”. Em uma de suas catequeses, em junho de 2024, Francisco indagou:
“Eu me pergunto: vocês rezam com os salmos algumas vezes? Peguem a Bíblia e rezem um salmo. Por exemplo, quando estão um pouco tristes por terem pecado, rezam o salmo 50? Existem muitos salmos que nos ajudam a ir em frente. Criem o hábito de rezar com os salmos.”
No livro dos Salmos, você encontra textos sobre os sentimentos humanos e pode rezar com os salmistas temas como:
Nossa vida é breve, somos peregrinos, e quem faz oração sabe que tem valor para Deus. Justamente por isso, faz sentido clamar. Segundo Francisco, isso é fundamental: rezamos porque temos a certeza de que somos valiosos aos olhos do Pai.
O Espírito Santo desperta em nosso interior essa consciência, e a graça nos impulsiona à oração.
O Papa Francisco nos ensinou que, para os recitar, basta ser quem somos. Os Salmos expressam o coração do povo de Deus que caminha em meio a tantas situações diferentes a cada dia. Nesse sentido, ele ensinou também que devemos rezar como se fôssemos nós os autores.
Antes de abrir a Bíblia, se pergunte: Como estou me sentindo hoje? Você pode escolher um salmo, entre os 150 presentes no livro, que esteja de acordo com o que você está vivendo no momento. Acima, já foram citados alguns exemplos. Mas, você pode fazer isso também por meio da Bíblia On-line de Aparecida.
A oração do salmo é uma conversa com Deus, por isso leia com atenção e pausadamente. Se algum versículo te chamar atenção, repita-o e reflita a partir dele. Acontece com muitas pessoas de se identificarem muito com algum texto, chegam até a memorizá-lo, e ele passa a ser uma oração comum nas fases da sua vida.
Reserve um momento do dia para fazer uma breve pausa para a leitura meditada. Pela manhã, logo ao acordar, é uma ótima opção, pois o diálogo com Deus por meio do Salmo pode refletir pelo seu dia e ajudar a estar bem e próximo Dele.
Acesse nossa seleção de conteúdos espirituais e descubra como aprofundar sua vida de oração com o Portal A12 🙏🏽
Fonte: Santa Sé | Vatican News
A voz e a presença da mulher na Igreja sinodal
A caminhada sinodal tem evidenciado o papel fundamental das mulheres na vida e nas decisões da Igreja. Assista à reflexão
Debret e o registro de romeiros de Aparecida
A história do Brasil ganha imagens: Debret retratou a corte, a escravidão o inicio da devoção a Aparecida em um período decisivo da formação nacional.
JMJ 2027 inicia peregrinação dos símbolos na Coreia do Sul
Símbolos da JMJ Seul começam peregrinação pelas dioceses da Coreia do Sul, fortalecendo a comunhão entre as 15 dioceses do país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.