Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 13 SET 2019 - 11H44

Qual a forma correta de fazer o Sinal da Cruz?

O Sinal da Cruz, mais do que um gesto, é uma marca que nos acompanha desde quando recebemos o Sacramento do Batismo. Cada pessoa tem uma forma de fazê-lo. Mas essa é a atitude certa? Qual a forma correta de fazer o Sinal da Cruz? Podemos finalizar com um beijo na mão? Na reflexão de hoje, Padre Camilo fala sobre o assunto e explica qual o significado do Sinal da Cruz em nossa fé cristã.

Veja os exemplos abaixo e assista o vídeo

Leia Mais Posso rezar para a seleção brasileira ganhar a Copa do Mundo?1. Nossa vida cristã é profundamente marcada pelo Sinal da Cruz de Cristo. No dia do nosso batismo, recebemos o sinal da cruz em nossa fronte, seguida da oração: “Eu te marco com o sinal do Cristo, o sinal da cruz”.

2. O Sinal da Cruz mostra que somos marcados pelo amor de Jesus, que, ao entregar sua vida no altar da cruz, nos alcançou a salvação.

3. Sinal da Cruz está presente em todos os nossos momentos oracionais. Iniciamos e terminarmos a liturgia da missa, invocando a Santíssima Trindade e fazendo o Sinal da Cruz. Somos abençoados som o Sinal da Cruz. Enfim, o Sinal da Cruz de Jesus marca toda nossa caminhada de fé cristã, até para nos recordar o que Ele mesmo nos convidou a viver: “Quer ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome a cruz e me siga”.

4. Por isso, Sinal da Cruz não pode ser feito de qualquer jeito. Ele é um sinal sagrado e deve ser feito com amor, respeito e devoção. Fazer o sinal da Cruz é recordar o amor de Jesus por nós.

5. Por isso, a forma correta de se fazer o Sinal da Cruz é marcando em nosso corpo as quatro pontas que formam a cruz em sua dimensão vertical e horizontal. Então, deve-se levar a mão primeiramente à testa, pois foi na testa que, no dia do nosso Batismo, recebemos pela primeira vez o Sinal da Cruz de Cristo. Depois, a mão deve ser dirigida na altura do peito, em seguida, a mão deve ser levada ao ombro esquerdo, depois ao ombro direito. No momento do "amém", não deve ser dado o beijo na mão, pois o próprio "Amém" confirma o que se acabou de rezar.

Deixe sua sugestão de tema nos comentários


19 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.