Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 09 SET 2019 - 08H58

Qual o sentido de peregrinar?

O Diretor do A12, Padre Luiz Camilo Júnior, nos ajuda a compreender, em seis tópicos, o sentido de peregrinar.

Veja detalhes no vídeo e no texto abaixo:

Leia MaisComo deve ser o namoro cristão?Vela virtual tem o mesmo valor de uma vela de verdade?Padre Camilo Júnior faz série de reflexões sobre pecados capitais Dúvidas religiosas: quem não tem?1. Há uma canção que diz: “É caminhando que se faz o caminho”. Na vida do povo de Deus, o colocar-se a caminho sempre esteve presente como sinal de um Deus que nos estende a mão, nos mostra a direção e nos convida a caminhar com Ele, sempre em busca da libertação da vida.

2. Jesus, ao completar 12 anos, fez sua primeira peregrinação ao Templo de Jerusalém com Maria e José. A peregrinação era, para o povo judeu, a memória da aliança com Deus: “Vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”. Por isso, toda peregrinação é renovação do compromisso com os valores da nossa fé.

3. No Evangelho, Jesus se apresenta como ‘O caminho’. Caminhar com Ele e caminhar Nele nos fará alcançar a vida, e vida em plenitude. Por isso, como cristãos, somos povo a caminho e caminhamos para a Casa do Pai. Sabemos que, nesta terra, estamos como peregrinos em busca de nossa morada definitiva no coração de Deus. Jesus é o Caminho que nos leva para o Pai.

4. Está muito presente em nossa vida e são também um grande testemunho de fé, as peregrinações que fazemos a lugares sagrados, e essas peregrinações fortalecem nossa espiritualidade e nos renovam na esperança. Como peregrinos, somos convidados a testemunhar que Cristo caminha conosco, e no peregrinar revelamos a força do Seu amor que no move.

5. Porém, o peregrinar não é apenas percorrer um caminho geográfico, mas é, acima de tudo, um peregrinar no próprio interior. É uma grande viagem que fazemos ao nosso coração, que nos possibilita ter um maior conhecimento de nós mesmos e também redescobrir o significado da fé em nossa história de vida.

6. Assim, entendemos que a importância do peregrinar está na dimensão da renovação espiritual e também em aprender a dar valor às coisas que realmente são importantes na vida. Toda peregrinação nos leva para um mergulho em nosso coração, onde encontramos o Deus que nos habita e que revela o verdadeiro valor da vida. Peregrinamos por causa da fé e peregrinamos para alimentar nossa fé. Por isso, toda peregrinação tem por objetivo nos levar a dar mais valor às coisas de Deus e a permitir que Deus volte a estar no centro de nossa vida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.