Redação A12

Quando Aparecida se tornou Padroeira do Brasil?

Padre Camilo Júnior responde a essa dúvida a respeito do importante título dado a nossa Mãe e Rainha

Escrito por Redação A12

29 OUT 2019 - 09H50 (Atualizada em 03 OUT 2023 - 15H25)

Thiago Leon

Já estamos em tempo de celebração! A Novena e Festa da Padroeira 2023 começou nesta terça-feira (3) e segue até 12 de outubro, quando na Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, pedimos sua intercessão a partir do tema "Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão!".

Acessando a12.com/padroeira você confere todos os detalhes da programação dos festejos dos 306 anos do encontro da imagem nas margens do Rio Paraíba.

Há muito tempo, a Mãe Aparecida foi reconhecida como nossa Padroeira. Esta palavra significa defensora, aquela que defende, ou seja, um santo ou anjo a quem é dedicada uma localidade, povoado ou templo, arquidiocese ou diocese, capela, Igreja, etc.

E muitas vezes você já deve ter se perguntado por que Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do nosso país. O missionário redentorista Padre Camilo Júnior, C.Ss.R. explica quais fatos resumem a proclamação da Mãe Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil.

Veja abaixo o vídeo e o texto com a explicação.

Leia MaisComo era Aparecida em 1717?Conheça o trono e o manto de Nossa Senhora Aparecida para a Novena 20231. A Princesa Isabel ao visitar Aparecida, veio com seu esposo Conde d´Eu para agradecer a bênção dos 3 filhos que tinha gerado. Como expressão de gratidão, ela ofertou para Nossa Senhora uma coroa de ouro.

2. O Papa Pio X, publicou um decreto permitindo que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida fosse coroada Rainha. Esta cerimônia aconteceu no dia 8 de setembro de 1904, em missa solene na praça em frente à Basílica Histórica, com a presença de 15 mil fiéis.

3. No dia 16 de julho de 1930, a pedido do Cardeal Leme, Arcebispo do Rio de Janeiro, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. Até o momento, o Padroeiro do Brasil era São Pedro de Alcântara. A cerimônia solene da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aconteceu no dia 31 de maio de 1931, na cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital da República, e contou com mais de 1 milhão de pessoas.

Em razão da visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, em 1980, o então presidente da República, João Batista Figueiredo, publicou o decreto onde o dia 12 de outubro passou a ser feriado Nacional pela celebração da Rainha e Padroeira do Brasil.

Em 1954, a CNBB havia pedido à Santa Sé para que fixasse a data da Festa de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro, pois antes a Festa de Nossa Senhora Aparecida tinha sido celebrada em várias datas: 1º de maio, 8 de setembro, 8 de dezembro, 25 de março, etc.

.:: Nono dia da Novena da Padroeira celebra a Família dos Devotos

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...